Mudança de posicionamento e novos serviços trouxeram 12 novos clientes para a agência curitibana
Fechar o balanço anual com um crescimento de 300% no faturamento, 12 novas contas e 43 novos colaboradores, que hoje integram uma equipe de 76 pessoas, não é normal para a maioria das empresas brasileiras, especialmente as do setor de comunicação. Mas esses são os números de 2010 da agência curitibana The Getz que estão sendo comemorados pelos sócios Maurício Ramos, Luciane Vanzella, Tiago Stachon e Ricardo Mercer.
Para eles, o resultado é reflexo direto do novo modelo de negócios que a agência adotou no final de 2009 e dos novos serviços oferecidos nas áreas de internet, promo e design. "Deixamos de ser uma empresa de agenciamento publicitário para ser uma agência de inteligência em comunicação e integramos todas as áreas da agência em uma só. Só aqui, os mídias criam, o atendimento planeja e a criação atende", conta Maurício Ramos, diretor institucional da agência.
Entre as grandes contas conquistadas pela The Getz em 2010 estão a RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, Gazeta do Povo, maior jornal do estado, a rede de supermercados Festval, Paraná Banco e grupo educacional Opet, que se somaram a outras contas como a rede de concessionárias Florença Veículos e a Volvo. "Esses sete grandes clientes formam o The G7, um grupo que formamos no final do ano passado com o objetivo de propiciar a troca de experiências e a maior interação empreendedora entre eles, como forma de gerar mais negócios e ampliar a visão em Comunicação", explica Ramos.
Os resultados da integração das áreas da agência e dos próprios clientes são os mais diversos. "Um dia, um mídia chegou na agência dizendo que tinha identificado um local ideal para o Festval instalar uma loja Premium. Isso mostra que o nosso mídia não está preocupado somente com os locais nos quais o cliente vai anunciar, mas está focado no negócio do cliente como um todo, de forma integral", explica Tiago Stachon, diretor de planejamento e atendimento da The Getz. "Não contamos somente com as tradicionais duplas de criação. Agora, são mais de 70 cabeças pensando em todos os clientes", completa Ricardo Mercer, diretor geral de criação da agência.
Além de mais integrada, a equipe está com mais liberdade. Outra conquista da The Getz em 2010 foi a nova sede da agência, instalada numa ampla casa, com jardins e piscina, no bairro das Mercês, em Curitiba. "Temos feito muitas reuniões ao ar livre. Isso também contribui para os resultados que oferecemos aos nossos clientes. A diferença não está somente no produto final, mas também no processo de produção", destaca Stachon.
As premiações alcançadas pela The Getz indicam que o novo modelo de negócios tem gerado resultados expressivos no mercado paranaense. Na edição 2010 do Prêmio Colunistas Paraná, a agência conquistou duas medalhas de ouro – com a campanha "Do Povo", para a Gazeta do Povo (categoria meios de comunicação) e com o website "Semana do Trânsito", desenvolvido para a Volvo (categoria produtos e serviços comunitários) – além de três medalhas de prata e duas de bronze. A campanha "Do Povo" ainda concorre como Campanha do Ano, a ser revelada no fim de fevereiro.
No ano passado, a agência também conquistou medalha de bronze na categoria Estratégia de Design no Idea Brasil, o prêmio mais reconhecido do design brasileiro, com a reformulação e reposicionamento da Vinícola Santa Augusta. "Todos os prêmios que recebemos no ano passado estão em categorias menos publicitárias e mais estratégicas. Onde a inteligência e a inovação foram fatores determinantes para o resultado, nós estivemos lá", destaca Stachon.
Além dos prêmios, as ações estratégicas desenvolvidas para necessidades específicas de cada cliente também alcançaram resultados expressivos. Um exemplo foi a ação de marketing criada para o Festval. O desafio era o de aumentar as vendas de cestas de Natal. Para isso, mais que anúncios e material de ponto de venda, a agência apostou na qualificação do produto e na aplicação do Google Adwords na estratégia de comunicação. "Não mudamos os itens que compunham a cesta, mas investimos na embalagem, agregando valor a ela e a tornando mais atraente e desejável. Embrulhamos o produto para presente e ajudamos o cliente a vender 41,5% a mais que no ano interior, quando a meta de crescimento era de 20%", relata Ramos.
Outra ação de destaque desenvolvida em 2010 foi a promoção criada para a Florença Veículos, concessionária Fiat em Curitiba, que ofereceu as seis primeiras parcelas pagas na compra de um carro zero quilômetro. A campanha teve peso decisivo nos resultados da Florença, que aumentou seu share de 35% para 45%, consolidou sua posição de líder do segmento em Curitiba e foi eleita a melhor concessionária Fiat do Brasil. Mas a garantia do sucesso da ação foi o fato da Fiat do Brasil ter adotado a mesma promoção.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados de 2010, pois eles confirmam que estamos no modelo certo de negócio. Os clientes querem agências que cuidem dele de forma integral, que proponham soluções além do que é convencional. E não podemos mais dizer que internet e redes sociais é não-convencional. Isso já passou também. Prova disso que adotamos o Facebook para hospedar o site oficial da The Getz. Estar nas redes sociais de forma oficial já é passado pra gente. Pensando juntos, estamos sempre um passo à frente", concluiu Maurício Ramos.