O resultado foi uma "viralização" do making of das peças A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) inovou na criação da próxima campanha do Vestibular de Verão 2012 ao envolver os seus alunos no processo de criação das peças publicitárias e também na divulgação da produção da campanha, em primeira mão, pelas redes sociais. O resultado deste trabalho foi uma "viralização" de todo o making of da campanha pelo Twitter, Facebook, Orkut e Youtube e finalizado com a produção das peças e gravação do videoclipe com a "Banda mais Bonita da Cidade" no campus de Curitiba, que vai veicular na internet e canais fechados. De forma inédita, a idéia da PUCPR foi reforçar o fato de que uma Universidade de excelência é constituída a partir de pessoas e, entre os protagonistas principais, estão os alunos. Para isso, as mídias sociais – canais virtuais, preferidos atualmente pelos jovens - revelou detalhes dos bastidores da produção, que se tornou parte da Campanha, elaborada pela Agência Bronx, com produção da Deiró Filmes. A campanha será veiculada a partir do dia 6 de setembro nas mídias impressas, on line, externa e tv a cabo. A estratégia da campanha envolveu estudantes dos cinco campi da PUCPR (Toledo, Maringá, Londrina, Curitiba e São José dos Pinhas). Eles participaram de um concurso interno, gravaram depoimentos e apresentaram suas propostas para a criação das peças publicitárias: filme (fazer parte do casting); vídeoclipe (estudante selecionado elaborou a letra de um música que foi interpretada pela ‘Banda mais Bonita da Cidade’) e, ainda, criação do layout para mídia exterior. Segundo a diretora de Marketing da Associação Paranaense de Cultura (APC), mantenedora da PUCPR, Maysa Simões, o mote da campanha foi Você faz a PUC. A PUC faz você, seguindo uma estratégia de comunicação, iniciada há três anos. "A campanha aproveita um ponto muito característico no DNA da marca PUC, que é o engajamento do aluno. E é exatamente isso que conseguimos traduzir no conceito. Não fizemos uma campanha para eles e sim com eles. Todos os depoimentos são espontâneos, ressalta Maysa. Essa proximidade entre a instituição e os alunos tem sido constante pelo menos nos últimos anos, quando a comunicação foi direcionada para uma linha mais jovem e dinâmica. "A PUCPR conta com cerca de 25 mil alunos de graduação, que um dia tiveram a experiência de ser calouro e a opinião deste grupo foi usada como exemplo para os próximos alunos. Neste momento o depoimento dos atuais estudantes conta mais que qualquer tipo de publicidade", completa. Mídias sociais na internet no processo de co-criaçãoPara proporcionar o maior envolvimenot possível e incentivar a participação dos alunos a mostrarem seus talentos, as mídias sociais na internet foram fundamentais em todo o processo, desde a inscrição (http://www.pucpr.br/vestibular), seleção, até o processo final, após início da veiculação. Essa interatividade resultou em posts instantâneos nos canais sociais, desde o momento da inscrição quando foram veiculadas as fotos dos candidatos ao lado de frases divertidas do tipo "Hollywood me aguarde" e "Autógrafos só Amanhã". Maysa ainda lembra que a opção pela mídia social como canal de divulgação também remete à participação na campanha da ‘Banda Mais Bonita da Cidade’, banda curitibana que atingiu uma visibilidade imensa por meio da web – o videoclip teve mais de 1 milhão de acessos nas primeiras 48 horas em que foi postado no Youtube. "A ideia da campanha da PUCPR para o vestibular de verão 2012 é a mesma: criada pelos alunos com todo o apoio e orientações da Universidade na produção, mas com a essência dos estudantes. E as redes sociais foram o canal de propagação", completa Maysa Simões. Ficha Técnica:FilmeAgência:BronxAnunciante: PUCPRDireção de Criação: Alexandre P. SilveiraHead de criação: Fabio DuarteRedação: Fabio DuarteDireção de Arte: Rafael GuthRTV: Gabriela AlbertiMídia: Poliana WiniarskiAtendimento: Silvia Watanabe / Guilherme SanchoteneAprovação: Maysa Simões / Silmara SouzaProdutora de vídeo:DeiróDiretor de cena: Marcos FreitasProdutora de áudio: U-Dog