Uma iniciativa da Clear Channel de São Carlos (SP) tenta chamar a atenção da população para uma questão importante: como contribuir para o meio ambiente e ao mesmo tempo promover a economia sustentável nas cidades. O projeto consiste na doação das lonas já utilizadas nos outdoors da empresa para um grupo de artesãs, a Associação Maria Fuxico, que agrega sete donas de casa do bairro Santa Maria II (São Carlos), as quais encontram na venda de produtos confeccionados a partir de material reciclado uma forma de auxílio financeiro para o sustento de suas famílias.
"Com a doação das lonas, a Clear Channel contribui para a preservação do meio ambiente", comenta a presidente da Associação Maria Fuxico, Juliana Aparecida de Oliveira. Ela conta que com o material doado, as costureiras devem produzir um lote de 350 ecobags, as quais já têm destino certo. Todas serão adquiridas por uma empresa da região para a promoção de um evento. "A Clear Channel doa as lonas, a comunidade recicla o material e a iniciativa privada gera a renda com a compra dos produtos", explica a gerente comercial da Clear Channel de São Carlos, Gessimar Zaffani, responsável pelo projeto.
A preservação ambiental ocasionada pela venda das ecobags feitas com as lonas da Clear Channel se dá a partir do momento que se evita o depósito do material no meio ambiente (lona), além da diminuição do uso de sacolas plásticas convencionais. "A venda das ecobags também irá gerar renda a toda uma comunidade, proporcionando uma economia sustentável para mais de 60 pessoas", diz Gessimar. A Associação Maria Fuxico faz parte da Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop), um projeto da Universidade Federal de São Carlos. Dentro da Incubadora, o Maria Fuxico também está envolvido no Projeto Sacoleco, o qual foi vencedor do 10º Prêmio Banco Real Universidade Solidária (Unisol). A ação promove a confecção de sacolas retornáveis em substituição às sacolas plásticas tão comuns nos diversos segmentos do comércio.
Gessimar comenta que a ideia é que cada vez mais empresas se associem ao projeto e que esta seja apenas a primeira de muitas doações de material feita pela Clear Channel. "A oportunidade de se aliar a uma grande causa faz com que a organização pertença a algo, que toque as pessoas e ultrapasse o relacionamento de uma simples compra e venda. A ação faz com que se tenha uma imagem atrativa e bem posicionada por meio do marketing social, proporcionando uma ampliação das relações entre a empresa e a sociedade, que supera a troca e torna-se uma relação de confiança", diz a gerente comercial da Clear Channel.
Ação especial
A Damha Urbanizadora, que atua no ramo imobiliário e é conhecida por seus projetos diferenciados de Loteamentos Fechados e Condomínios Horizontais – tendo diversos empreendimentos de sucesso nas cidades de São José do Rio Preto, São Carlos, Araraquara, Presidente Prudente, Campo Grande, entre outras –, aderiu ao projeto da Clear Channel e optou pela criação das ecobags como parte de sua campanha de marketing. A empresa enviou para seu mailing uma mala-direta em formato de ecobag, que poderá ser trocada no plantão de vendas do empreendimento por uma ecobag de verdade. A campanha traz a seguinte mensagem: "troque esta mala-direta por uma bolsa ecológica".
"Queríamos criar um brinde criativo e ecologicamente correto para nossos clientes. Afinal, nossos residenciais em São Carlos estão inseridos em um Parque Eco-Esportivo de 12 milhões de metros quadrados, sendo mais de três milhões de metros quadrados destinados a áreas de preservação ambiental. Somos uma empresa com responsabilidade ecológica e social. Poder juntar uma ação ecológica, colaborar com um projeto social de São Carlos e, ainda, brindar nossos clientes com algo bonito e funcional nos pareceu uma boa ideia", declara a assessora de comunicação da Damha Urbanizadora em São Carlos, Daniele Globo.
Projeto Ecobags da Clear Channel
O Brasil produziu cerca de 18 bilhões de sacolas plásticas em 2007, que demoram cerca de 500 anos para se decompor. Mais de 1 bilhão de sacolas são distribuídas todo mês pelos supermercados e 80% delas viram sacos de lixo doméstico e vão parar em aterros sanitários. Para minimizar os danos causados ao meio ambiente, a Clear Channel desenvolve desde 2007 o Projeto Ecobags, uma iniciativa que transforma as lonas dos outdoors em sacolas vai e vem, que tem dupla função ecológica, colaborando para a diminuição de sacolas plásticas e o reaproveitamento de um material que poderia ser depositado no meio ambiente.
Sobre a Clear Channel
A Clear Channel Outdoor (NYSE:CCO) é a maior empresa de Mídia Exterior do mundo com quase um milhão de espaços publicitários em 49 países dos cinco continentes. Nos Estados Unidos, está presente em 49 das 50 maiores áreas comerciais do país com mais de 200 mil faces publicitárias. A Clear Channel também opera publicidade em aeroportos, estações de trem, metrô, ônibus, táxis e shoppings em todo o mundo. As divisões Spectacolor e Defi são líderes em anúncios espetaculares que incluem o Times Square. A Clear Channel Adshel, divisão de Mobiliário Urbano, é responsável por mais de 3,5 mil contratos em cidades de todo o mundo.
A Clear Channel está no Brasil desde 1999, com presença nos mercados de Niterói, Curitiba e Rio de Janeiro com Mobiliário Urbano, Newsstand Media (Bancas de Jornal), Relógios Convencionais e o Projeto Orla; em São Paulo e nas principais praças do Interior: Campinas, Jundiaí, São José do Rio Preto, Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto, Americana, Piracicaba e ABC com Outdoor, Painéis Urbanos e Painéis Rodoviários. Mais informações poderão ser obtidas pelo site www.clearchannel.com.br.