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Polvo Performance transforma o e-commerce da Prata Fina na loja mais importante da rede

11 set 2015 às 17:16
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Ações realizadas no meio digital elevaram em 29% o faturamento da maior rede de joalheira especializada em prata do país

A compra online cresce em ritmo acelerado no Brasil. São mais de 51 milhões de pessoas que já tiveram experiência de compra pela internet, o que gerou, em 2014, um movimento de R$ 35,8 bilhões, elevação de 24% em relação ao ano anterior, conforme dados do Webshoppers.

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Outra pesquisa que mostra a importância do meio digital para o incremento de um negócio é a 14ª edição do F/Radar, da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi. O estudo aponta que o Brasil possui 93 milhões de pessoas estão conectadas à internet. Consequentemente, todas e-consumidores em potencial.

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Atenta a essa conjuntura, a Prata Fina decidiu aumentar o investimento em divulgação e na otimização de sua loja virtual. Para isso, contou com os serviços de performance da Polvo, parceira que desenvolveu a loja virtual da marca em 2009. Em meados de 2013, quando a loja virtual assumiu o primeiro lugar em faturamento entre as mais de 60 lojas da rede, a Polvo Performance iniciou um trabalho agressivo de redesenho estratégico da divulgação do e-commerce.

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O primeiro passo da Polvo Performance foi realizar uma análise do e-commerce, a partir de investigação de vendas, fontes de tráfego e conversões. Além disso, estudou a concorrência e o comportamento dos consumidores da loja virtual. Os insights destas análises foram traduzidos em melhorias práticas, que envolveram desde atualizações do site até a otimização de campanhas. Assim, ao longo do tempo, a loja virtual da Prata Fina foi pouco a pouco sendo reconstruída e atualizada, tendo como base boas práticas de SEO.


De acordo com Filip Pelgrims, coordenador da Polvo Performance, o trabalho envolveu uma série de ações que se iniciou pela reorganização das campanhas de links patrocinados (adwords) com maior foco em ROI e pelo desenvolvimento de plano de remarketing inteligente com listas segmentadas e adaptadas ao ciclo de compra do cliente. Depois foi a vez da otimização técnica do site, visando à melhoria do posicionamento em motores de busca e do aumento da taxa de conversão.

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Pelgrims explica ainda que foi desenvolvido um plano de inbound marketing com conteúdo estratégico, baseado no comportamento de busca dos clientes Prata Fina, com objetivo de atrair organicamente mais pessoas para o site. Para divulgar o conteúdo e criar um relacionamento com o consumidor final, foram ativadas as contas da rede no Pinterest, Twitter, Google+ e Slideshare. As ações ainda envolveram link Building através de parcerias com blogs de interesse do público da Prata Fina, campanhas de Facebook e expansão do programa de e-mail marketing.


A Polvo Performance também implementou o módulo Enhanced E-commerce no Google Analytics para coleta de dados mais detalhados sobre vendas e promoções, introduziu heatmaps na loja virtual para entender melhor o comportamento online do consumidor e monitorou continuadamente vendas e tráfego para detectar tendências e oportunidades no mercado. Ao longo do tempo, as estratégias foram adaptadas para potencializar o investimento do cliente.

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A diretora de criação da Polvo, Carla Del Valle, coloca que os resultados da ações comprovam a importância de investimentos no meio digital. Por exemplo, no primeiro ano de trabalho, foi registrado aumento de cliques pagos (20%), da receita dos links patrocinados (15%), do retorno (ROI) das campanhas na rede display (22%), da taxa de conversão dos links patrocinados (50%) e do volume de transações (42%).


Outros números também ilustram resultados: nos primeiros 6 meses, o tráfego de busca orgânica aumentou 21%, e a receita, 37%; agora, depois de quase 2 anos, o tráfego orgânico cresceu 117%, e a receita, 96%. A Prata Fina alcançou a primeira posição no Google para várias palavras-chave essenciais, como ‘alianças de compromisso’, ‘anéis de prata’, ‘joias masculinas’, ‘corrente de prata’, e elevou em mais de 50% a receita gerada por e-mail marketing;

Sobre a Polvo – A agência Polvo foi fundada em 2003 e ao longo desses 12 anos trabalhou na criação de campanhas online e offline; sites, hotsites e portais e produção de conteúdo para redes sociais. A partir de 2015, a agência se desmembrou em outros dois pólos de atuação: a Polvo Labs e a Polvo Performance. A Polvo Labs é uma agência de desenvolvimento de software, como e-commerces, aplicativos e sistemas. A Polvo Performance é focada no marketing de resultados, utilizando as diversas possibilidades do ambiente online, como práticas de SEO e links patrocinados. Mais informações: www.polvo.com.br


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