Mercado em pauta

O ano do mobile

11 mar 2015 às 18:13

Apostar todas as fichas em mobile durante 2015 é a sugestão que Filip Pelgrims, profissional de marketing de performance da Polvo, faz a todas as empresas que estão preparando suas estratégias para os próximos meses. De acordo com ele, os últimos cinco anos foram todos "o ano do mobile". "Você até pode ser cético a respeito de tendências e previsões dos gurus sobre a próxima bola da vez, mas uma coisa é certa: quando os dados falam, eles gritam em alto e bom som. E não devem ser ignorados. Especialmente se você tem um negócio e quer que ele signifique alguma coisa na próxima década", coloca.

Segundo Pelgrims, com o aumento de 39% da penetração dos smartphones em 2014 e com 40 milhões de "consumidores multiscreen", a realidade digital no Brasil já é bem real. Para a maioria dessas pessoas, a tela móvel é também a principal tela – 72% delas acessam a internet diariamente através de dispositivos móveis e 21% usam apenas esse meio para acessar a web.

Pelgrims observa que mobile se tornou uma boa alternativa para investimento e que esse formato tem preferência cada vez maior entre os usuários. Ele lembra que o Google está premiando as marcas que investem em mobile, recompensando-as na exibição dos resultados de busca se as guidelines de desenvolvimento pra esse tipo de site forem seguidas à risca.

"Um site pensado para dispositivos móveis é um dos poucos fatores de ranking de que o Google fala abertamente. Pela minha experiência, sei que isso nos deixa em vantagem para o tráfego orgânico. Um site responsivo é agora identificado dessa maneira nos resultados de busca. O que assusta nesse panorama é que se especula que a partir deste ano o Google passará a "punir" sites que não sejam "amigáveis" para o acesso móvel. Então, mais uma vez: se você ainda não pensou em investir em mobile, talvez você esteja do lado errado da equação", destaca Pelgrims.

Outro ponto enumerado por Pelgrims e que sustenta a importância do mobile é sua forma de uso. "Ele está conosco em todo lugar. Isso significa no shopping, no trabalho ou no ônibus. As pessoas estão ativas e em busca de conteúdo em qualquer lugar". "Extravase a fronteira do digital", provoca Pelgrims, exemplificando que o Google Adwords já oferece bastante segmentação granular de localização e lembrando que os anúncios de Local Awarensess do Facebook, que permitem anúncios que serão exibidos para usuários na região da sua loja, são aguardados para este ano no Brasil. "Essas são oportunidades entusiasmantes para lojistas que querem atrair mais consumidores por meio de seus celulares".

O profissional da Polvo ainda destaca que uma tecnologia ainda mais promissora são os chamados "beacons". Explica que são pequenos equipamentos que transmitem sinal Bluetooth para os celulares ao seu redor. "Se uma pessoa tem o seu aplicativo instalado no celular dela, você pode enviar a ela mensagens personalizadas baseadas em sua localização – por exemplo, informar alguém que passa em frente de sua loja sobre uma determinada promoção que está acontecendo naquele momento".


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