A pesquisa apontou que os gastos realizados no cartão pelo público feminino cresceram 29,8% em relação a 2004 (enquanto a média de crescimento do mercado foi de 27,1%). Além de estar gastando mais com o cartão (R$ 57,9 bilhões, contabilizados ano passado, ou 44,5% do mercado), cada vez mais as mulheres estão tendo acesso a ele.
De acordo com a proprietária da loja Maria Bonita Extra em Curitiba, Vivian Yuri Mori, cerca de 80% das clientes da loja usam cartão de crédito para financiar suas compras. "As clientes preferem esta forma de pagamento pela facilidade e possibilidade de fazer parcelamentos", afirma. Segundo ela, o cartão também é bem-vindo pela maior segurança que oferece ao lojista. "Qualquer problema, nós ficamos sabendo na hora", diz. A mesma opinião é compartilhada por Graziela Fuzzo, fraqueada das marcas Osklen e VR Menswear na capital paranaense. Ela afirma que o cartão de crédito também é a forma preferida de pagamento da maioria dos clientes, dos quais 50% são mulheres. Na opinião da empresária, o cartão é muito utilizado porque permite o adiamento das despesas.
Uma exceção é a loja Bazaar Fashion, que tem o cheque como meio de pagamento mais comum. Apesar disso, a empresa vem recebendo cada vez mais pagamentos no cartão, segundo a diretora financeira da multimarcas Solange Maria Elias. "Nos últimos seis meses o uso do cartão de crédito aumentou; acredito que por razões de segurança e pelas vantagens que as empresas oferecem, como os programas de milhagem", afirma.