A marca do Metrô Curitibano já está nas ruas da capital paranaense, nos uniformes dos funcionários e técnicos e nos equipamentos de segurança da Prefeitura e do consórcio Novo Modal, vencedor da licitação para execução do projeto básico da obra. O trabalho é do diretor de designer da agência Master Comunicação, Marcos Minini.
Nas cores do brasão da cidade, verde e vermelho, a marca do Metrô Curitibano tem um "M" central cercado por um "C" e um cilindro verde, que representa o túnel por onde passará o novo meio de transporte. Para criar a identidade do Metrô Curitibano, Minini analisou 169 marcas deste tipo de transporte no Brasil e em outros países. Destas, 83 usam a letra M, quase um padrão para identificar metrôs pelo mundo.
"O objetivo foi definir uma marca de fácil leitura, para ser aplicada em diferentes superfícies. "Quando nasce a marca do metrô, nasce o metrô", afirma Minini. "Com ela, o cidadão já começa a se acostumar com o novo transporte da cidade."
Cinco equipes técnicas estão trabalhando no trecho CIC Sul – Santa Cândida, onde funcionará a primeira linha do Metrô, a Linha Azul. A Prefeitura de Curitiba prevê a construção da Linha Azul do metrô com 22 km de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 km.
O projeto prevê 21 estações de embarque e desembarque ao longo da linha, com distância média de 1 km entre elas. O veículo a ser usado terá características leves e transportará 1.150 passageiros em cada composição, formada por quatro carros motorizados. O sistema transportará 500 mil passageiros por dia.