A Marcopolo foi eleita a Empresa do Ano, do ranking de Melhores e Maiores, da revista Exame, uma das principais publicações de economia do Brasil. A fabricante também foi escolhida como a melhor do setor de Autoindústria.
Os prêmios foram entregues nesta segunda-feira, dia 16, em cerimônia no Monte Líbano, em São Paulo, e recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini; pelo presidente emérito, Paulo Bellini, e pelo CEO da empresa, José Rubens de la Rosa.
Segundo os critérios de escolha da revista Exame, a estratégia traçada pela Marcopolo para conquistar mercado dentro e, principalmente, fora do País foi um dos pontos que levaram a empresa a ser premiada. Enquanto as indústrias brasileiras perdem espaço no exterior, a fabricante de carrocerias cresce a passos largos no mercado internacional e vende em mais de 100 países.
Além das operações no Brasil e das exportações, a Marcopolo possui fábricas em países como Argentina, Austrália, China, Colômbia, Egito, Índia, México e África do Sul, e tem participações menores em mais duas unidades no Canadá e nos Estados Unidos.
Entre os motivos destacados para esta importante e inédita conquista estão a imagem de qualidade e de empresa inovadora, nos mercados brasileiro e internacional; a presença nos cinco diferentes continentes com fábricas e operações comerciais; ser uma das principais multinacionais brasileiras, e o foco na formação e capacitação dos funcionários e na gestão de pessoas.
Para José Rubens de la Rosa, diretor-geral e CEO da Marcopolo, o prêmio se deve principalmente a uma expansão continuada. "Ao longo desses 65 anos de história, conseguimos levar o nome da empresa e do Rio Grande do Sul para outros lugares do mundo", afirmou de la Rosa.