A Rede Marista de Colégios convidou seus ex-alunos para protagonizar a nova Campanha Institucional Marista 2011 que entrou no ar nesta segunda-feira (20), em rede nacional. "A ideia da campanha partiu do princípio que a Rede era vista por seus alunos e pela comunidade com uma imagem adequada às crianças, mas com pouco reconhecimento por adolescentes e seus pais. O grande desafio do Marketing foi encontrar a forma de diálogo entre públicos tão distintos", justifica William Strauss Fleming, diretor de Marketing da Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC), entidade mantenedora das 16 unidades da Rede e que pertence à Província Marista Brasil Centro-Sul. Dispondo de uma base de ex-alunos, a equipe da Rede de Colégios buscou personagens que conversassem com os adolescentes e com os pais por estarem com idade intermediária entre os dois públicos. "Queremos que nossos estudantes consigam sonhar com seu futuro de maneira tangível, e que seus pais possam planejar este mesmo futuro com a segurança da educação Marista", reforma Fleming.O plano de mídia exigiu esforço da equipe da Agência Bronx, para alcançar o resultado desejado. "Os pais serão impactados por Revistas, TV e Outdoor. Já para os alunos, além da TV, foi direcionado grande investimento em mídias alternativas", diz o diretor de Marketing. "Patrocínio dos melhores videogames, mídia em iPads e nos principais portais adolescentes estão associados a um Hotsite exclusivo para a campanha, onde cada aluno ou ex-aluno poderá contar sua história, construindo uma coleção de vídeos que podem ser compartilhados nas redes sociais", explica Ana Mandu, atendimento da conta Marista na agência. CampanhaA campanha é composta por sete histórias que serão trabalhadas na mídia impressa, além de um filme para TV com duração de 30’. "A campanha vem para reforçar os Valores Maristas presentes no dia a dia da instituição e que são levados para toda vida pelos estudantes", reforça Fleming. Para o filme, Eduardo Saldanha foi escolhido como personagem principal. Ele é ex-aluno e contou sua história para que o time da Midia Effects pudesse produzir o filme que associa imagens tradicionais a um roteiro 3D em animação, onde o espectador é levado a um flashback da história Marista desta personagem. Para a mídia impressa, foram escolhidos sete personagens, como a da engenheira civil Lígia Bertoncello, que carrega laços de amizade que se iniciaram ainda no tempo de colégio. Ela relembra os momentos felizes dentro da instituição e criou, junto com as amigas, uma cápsula do tempo que será aberta em 2013, onde estão guardados os melhores momentos dentro do Marista. A campanha impressa apresenta também as histórias do empresário Júlio Max Manske, que aprendeu que os sonhos não têm limites e que a educação não tem fronteiras, do radialista Paulo Galvão, que iniciou sua paixão pela profissão no Marista, e do fisioterapeuta Almir Francisco Doré JR, que reforça a ideia de que tudo é possível para quem sabe o caminho. As peças contam, ainda, trechos importantes das vidas do jornalista Vinícius Rocha, que descobriu sua vocação profissional ao criar, dentro do colégio, o programa Recreio Marista, que mantinha informado os demais alunos sobre tudo o que estava acontecendo, da dentista Amanda Lima, que era a fotógrafa oficial da sua turma de colégio e de tanto falar "sorria" escolheu a Odontologia por profissão, e da advogada Patrícia Ferreira do Amaral, que também destaca as amizades nascidas dentro do colégio e que duram até hoje. A Rede Marista de Colégios mantém 16 unidades de ensino em quatro estados brasileiros (Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Goiás), além do Distrito Federal. "O principal diferencial do nosso ensino está nos valores que passamos aos nossos alunos e que os tornam aptos a atuar positivamente em sociedade não apenas pelos conhecimentos que adquiriram, mas pelo caráter que construíram. Nós fazemos parte dessa construção e é isso que queremos enfatizar", explica o diretor de Marketing da ABEC. Ficha Técnica:Planejamento: William FlemingAgência: Bronx PublicidadeDireção: Alexandre PoloniAtendimento: Ana ManduCriação: Marcelo Guimarães / Edwi AraújoMídia: Alessandra BridiFilme: 30"Produtora: Mídia EffectsDiretor: Thomas VenturaAtendimento: Pedro Ivo Malinoski (Bibo)Trilha: JamuteFotografias: Clickcenter – Daniel Ernest