A obra propõe ao leitor uma reflexão sobre seu papel como cidadão brasileiro. O livro é organizado pelo professor Jorge Duarte e conta com a participação de outros professores e pesquisadores de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Embrapa, Radiobrás e Senado.
Para o autor, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação que envolve temas de interesse coletivo. "A comunicação está tradicionalmente ligada ao atendimento dos interesses das instituições e de seus gestores. Já na comunicação pública o objetivo é o atendimento do interesse público, da sociedade, do cidadão", explica Duarte.
A obra chega em um momento que temas como mídia pública, acesso à informação e transparência saem das salas de aula para alcançar o debate na imprensa, em fóruns e nos três poderes.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Na primeira parte do livro, quatro textos discutem o conceito de comunicação pública e as implicações de seu uso. Logo em seguida, uma série de capítulos relaciona comunicação com temas como opinião pública, cidadania, política e liberdade de informação. Um terceiro conjunto de textos relaciona imprensa, iniciativa privada, publicidade e terceiro setor com interesse público. Eugenio Bucci encerra o livro com um relato sobre a experiência da Radiobrás, empresa de que foi presidente até este ano.
O professor Jorge Duarte, que também atua na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, reúne no projeto importantes profissionais relacionados à Comunicação como os autores Luiz Martins, Venício Arthur de Lima (UnB), Heloiza Matos (USP), Beth Brandão (Iesb), Wilson da Costa Bueno (Umesp), entre outros. O prefácio é de Bernardo Kucinski, professor da USP e ex-assessor especial do presidente Lula.
Os autores cederam a íntegra do valor a ser obtido com direitos autorais para a Abrace, instituição brasiliense que dá assistência a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue.
Serviço
Livro: Comunicação Pública – Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público
Organizador do livro: Jorge Duarte
Data de lançamento: 02 de julho
Horário: 20 horas
Local: Restaurante Carpe Diem
Endereço: Rua 104 sul – Brasília (DF)
Informações: (61) 3038-1267