A DASA, maior empresa de medicina diagnóstica e saúde preventiva da América Latina e quinta maior do segmento no mundo, anuncia o balanço do 1T10 com receita bruta de R$ 390,3 milhões, 10,4% acima se comparado ao 1T09 e crescimento em todos os segmentos de negócio da companhia.
O segmento de Apoio a Laboratório manteve seu bom desempenho registrado nos últimos trimestres, faturou R$ 41,3 milhões no 1T10, que representa um crescimento expressivo de 32% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros meses de 2010, o laboratório Álvaro, marca que atua neste mercado, adicionou 156 novos laboratórios a sua carteira de clientes, crescendo no Sudeste e no Norte do país. Desde o 1T09, a DASA conquistou 566 novos clientes neste segmento. Essa tendência deve-se a estratégia de diversificação da carteira de clientes e maior demanda de exames de pequenos e médios laboratórios.
O CientíficaLab, marca da DASA que atua exclusivamente no setor Público, cresceu 21,7% atingindo uma receita de R$ 47,2 milhões no trimestre. Esse aumento se deve à forte demanda advinda de contratos já existentes e de novos clientes em Vila Velha (ES) e interior do Rio de Janeiro. A DASA encerra o 1T10 com 41 clientes neste mercado e 757 pontos de coleta que demandam um volume crescente de exames.
No mercado Ambulatorial & Hospitalar atingiu um faturamento de R$ 301,9 milhões, que representa um crescimento de 6,5% no 1T10, se comparado com o 1T09. Este resultado foi afetado principalmente pelo grande volume de chuvas registrado na região metropolitana de SP nos primeiros meses deste ano. Mesmo diante desse fator, a companhia aumentou o valor médio por requisição em 6,6% ano contra ano.
A margem bruta da DASA obteve uma melhora expressiva de 3.9 p.p. fruto do foco da empresa na gestão do portfólio de unidades e produtos, da migração da produção de análises clínicas, das negociações de preço com as fontes pagadoras e também das negociações com os fornecedores.
O Ebitda obteve um crescimento de 22,4% atingindo R$ 93,6 milhões e uma margem de 26,1% representando uma expansão de 2,6 p.p. trimestre contra trimestre.
NO 1T10, os investimentos em Capex totalizaram R$ 23,0 milhões e foram direcionados para reforma e ampliação de unidade de atendimento existentes, compra de equipamentos de imagem e implantação e desenvolvimento dos sistemas de produção e atendimento.
A DASA chega ao final do 1T10 com uma confortável posição de caixa de R$ 232,4 milhões. A empresa está capitalizada e preparada para continuar crescendo por meio de aquisições de novas marcas e expansão das marcas já existentes.
Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica e saúde preventiva da América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com mais de 11,5 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 308 unidades. Processa em média 10 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 18 marcas em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal – Delboni Auriemo e Lavoisier (SP), Bronstein, Lâmina e MedImagem (RJ); Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF), MedLabor (TO), Frischmann Aisengart e Álvaro (PR), CientíficaLab (ES, MG, RJ e SP), Image Memorial (BA), Lâmina (SC), Atalaia (GO), Cedic e Cedilab (MT) e LabPasteur e Unimagem (CE).
*Informações atualizadas de acordo com os resultados do 1T10.