A Clear Channel - líder mundial em mídia exterior - acaba de levar para
Campinas, São Paulo, um de seus inovadores projetos comerciais, o Newsstand
Media, que são as bancas de jornal padronizadas com espaço publicitário e
iluminação back light 24 horas. A princípio, já foram instaladas 13 novas
bancas nos principais bairros da cidade como Botafogo, Cambuí, Ponte Preta e
Centro. Até o fim do ano, outras 17 unidades devem ser instaladas.
Denominadas Newsstand Media, as novas bancas foram especialmente
desenvolvidas pela equipe de designers da Clear Channel, seguindo toda a
linha do premiado mobiliário urbano que a empresa administra em cidades como
Curitiba, Rio de Janeiro e Niterói. Instaladas em pontos estratégicos, as
bancas respeitam todos os critérios de legalização.
Segundo o presidente da Clear Channel, Emílio Medina, o projeto brinda um
serviço à comunidade, oferecendo maior comodidade e limpeza. "Além disso, as
bancas possuem design moderno que se adapta à cidade e uma estrutura de
qualidade superior ao padrão do mercado", completa.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Outro fator a ser destacado é que cada uma possui um painel de publicidade
em formato especial e com iluminação back light 24 horas. Todos os espaços
são padronizados, com uma área total de 7,2 m2, onde a propaganda é exposta
1,40 cm acima do chão, não sendo encoberta por veículos. Distantes do chão e
iluminadas, as mensagens podem ser visualizadas durante o dia e à noite,
representando uma grande vantagem para o mercado publicitário.
"O Newsstand Media se mostra também vantajoso para os anunciantes, pois as
bancas estão localizadas em área de alto fluxo de pessoas e garantem grande
impacto da campanha por ser um formato diferenciado e inovador na praça",
informa Medina. De acordo com o presidente, a expectativa da Clear Channel é
que com o Newsstand em Campinas a empresa cresça até 20% no faturamento.
"Mas nosso principal objetivo é fazer com que a mídia exterior em Campinas
tenha o seu lugar nos planejamentos dos anunciantes não só locais, mas
também regionais e nacionais."
"Nesse processo todos ganham. O jornaleiro recebe um novo equipamento, a
cidade ganha um mobiliário de qualidade com a manutenção diária garantida
pela nossa equipe, e o anunciante com a sua mensagem exposta" explica
Medina.
Campinas é uma das dez maiores cidades do País, com base no ranking de IPC
do Brasil, o que a converte em um importante mercado potencial para a
empresa. "O nosso objetivo é continuar crescendo no Brasil e nada melhor que
oferecer ao mercado já atendido uma maior diversificação de produtos", diz.
A exemplo do que já acontece no Rio de Janeiro e Niterói, a Clear Channel
garantirá ao Newsstand Media de Campinas a mesma excelência em manutenção e
conservação que caracteriza seu trabalho desde que chegou ao Brasil, em
2000.
Opiniões
De acordo com o diretor de Mídia da Portal Publicidade, Denis F. dos
Santos, de Campinas, o Newsstand Media é um excelente produto, por meio do
qual é possível vender sem poluir. "Além de serem mais uma opção de mídia
exterior, as bancas padronizadas integram-se perfeitamente à paisagem urbana
e entram em determinados lugares da cidade que as mídias convencionais não
entravam, como o Centro, por exemplo".
Para Fulvio Higa Jr., jornaleiro da Rua Campos Sales, Centro de Campinas, a
nova banca veio em boa hora. "Já estava precisando trocar a minha e esta tem
um espaço melhor para organizar as coisas". Ele espera, inclusive, que os
negócios agora possam melhorar. "Acredito que a médio prazo o novo visual
atraia mais clientes. E, de uma maneira geral, a cidade também fica mais
limpa e organizada."
Há 42 anos proprietária de uma banca de jornal em frente ao Mercado
Municipal de Campinas, Célia Breguiari está bastante satisfeita com o novo
visual de seu empreendimento. "Estamos recebendo muitos elogios dos clientes
e só posso dizer que a mudança foi 100% em todos os sentidos", comemora.
Mais inovações
Buscando inovar ainda mais, a empresa está desenvolvendo ações especiais
nas bancas do Rio de Janeiro e Niterói, onde o projeto Newsstand Media foi
implantado há dois anos. As ações são displays publicitários internos e
espaços para PDV.
Os displays possuem 1,80 x 0,45 m, iluminação back light e o material
impresso em poliestireno de 1mm. A estrutura modular permite duas ou três
caixas dependendo do equipamento. A comercialização é individual, podendo
existir mais de um anunciante dentro da mesma banca, e a manutenção é de
responsabilidade da Clear Channel.
Nos espaços para PDV existe a possibilidade de ação aberta com promotores,
sampling, demonstrações de produto e PDV. Outra forma é de conexão em linha
com seus usuários por meio de ações Bluetooth, ou terminais eletrônicos como
caixas eletrônicos de banco. Dessa maneira, é possível estender os serviços
e a imagem da marca aos seus usuários sem necessidade de ter uma loja
física. O novo projeto estará disponível em mais de 250 pontos entre Rio de
Janeiro, Niterói e Campinas.