Mercado em pauta

Assessorias de imprensa se unem para divulgar Feira

05 set 2009 às 14:54

A FAE Business School – em parceria com a Central Press – assessoria de imprensa curitibana contratada para divulgar a 9ª edição da Feira de Gestão da FAE – implantou um modelo cooperado e democrático de comunicação. Os objetivos principais são maximizar a divulgação do evento e todos os parceiros presentes nesta edição, além de evitar uma tempestade de informações cruzadas, equivocadas e duplicadas nas redações – o que é muito comum acontecer com eventos deste porte, com mais de vinte empresas e trinta palestrantes envolvidos.

Para isso, a empresa convocou todos os assessores de imprensa que participam, de alguma forma, da Feira de Gestão (seja com expositores, arquitetos, espaços temáticos, cases apresentados ou palestrantes) para um encontro. "O objetivo foi aproximar os assessores para estimular pautas casadas, estreitar o caminho entre a assessoria de imprensa do evento e os demais assessores e unificar as informações", afirma Carolina Montenegro, coordenadora da Feira de Gestão. Para Isadora Hofstaetter, da IEME Comunicação, assessora de imprensa da Vapza Alimentos, "a reunião dos assessores de imprensa foi de fundamental importância para haver maior otimização do tempo e dos temas a serem trabalhados para divulgação do evento. Com a organização, as empresas envolvidas ganharão mais visibilidade", afirma.


No Encontro de Assessores, a jornalista Lorena Nogaroli, da Central Press, apresentou um modelo de logística de distribuição de informações, além dos canais criados para a divulgação de todos os envolvidos no evento: o hotsite da Feira de Gestão no Portal da FAE, o press kit produzido especialmente para a ocasião, a página do evento no Twitter, os releases oficiais, a sala de imprensa, o boletim semanal, um Guia de Pautas e os parceiros de comunicação da Feira. Lorena divulgou também uma pesquisa realizada em eventos anteriores, que mostra que a união dos assessores e a correta condução da divulgação podem representar um aumento de 30% a 60% de exposição na mídia, sem desgastar os jornalistas.


Marina Sell Brik, da Jornalismo Corporativo, assessora de imprensa da Flexiv, aprovou o modelo de divulgação da Feira de Gestão. "O encontro entre as assessorias foi fundamental para alinharmos as pautas e podermos seguir um planejamento, sem ter releases com temas repetidos ou desencontro de informação – o que dificultaria o nosso trabalho, o da imprensa e acabaria gerando menos resultados para os clientes. Com este acerto, o trabalho foi otimizado e certamente vai render muitas pautas interessantes", afirma.


A diretora de jornalismo da Excom Comunicação, Cecile Freire Kruger, divide a mesma opinião: "Vemos essa iniciativa muito positivamente, pois sabemos que na verdade estamos somando competências e dessa forma garantindo o sucesso da feira e de seus participantes. A partir desse encontro e dos canais propostos para divulgação, podemos traçar estratégias de comunicação mais elaboradas e que permitem a todas as assessorias um poder de argumentação maior junto à imprensa na cobertura do evento". A Excom atende a dois expositores da Feira de Gestão: Amil e Brose do Brasil.


No hotsite do evento, no portal da FAE (www.fae.edu/feiradegestao), os jornalistas encontram informações atualizadas sobre a Feira, programação das palestras, entrevistas com palestrantes, artigos, clipping e uma central de cases, com todas as empresas participantes. O credenciamento de imprensa também é feito pelo hotsite.


Outra inovação na comunicação do evento foi o aprimoramento do Guia de Pautas – um material resumido e objetivo com inúmeras sugestões de pautas para os mais diversos meios de comunicação, dividido por editorias de interesse. O Guia de Pautas será distribuído nas redações e na sala de imprensa da Feira de Gestão. O material também será bastante útil para os parceiros de comunicação da FAE no evento: a Band TV (patrocinadora master) e a Rádio CBN, que estarão com um estúdio dentro da Feira, além da Rádio Transamérica e 91 Rock, que terão boletins especiais durante o período do evento.


Premiada com o Top de Marketing 2008 e considerada o maior evento de business do Sul do País, a 9ª Feira de Gestão da FAE Business School acontece de 28 de setembro a 2 de outubro, no piso G1 Shopping Crystal Plaza. O evento traz cinco Painéis de Gestão e dez Palestras Magnas num auditório para 1.200 pessoas. Durante os cinco dias de realização, a Feira promove o debate e a troca de experiências entre empresários, executivos, empreendedores, acadêmicos e estudantes universitários, apresentando cases e estratégias bem sucedidas de gestão dos mais diversos segmentos. Grandes especialistas das áreas de administração, marketing e business, junto com expoentes da literatura, cinema, televisão, artes e música falarão sobre temas da atualidade e apresentarão as últimas tendências, oportunidades de mercado e análises de cenários mundiais.


No período da tarde, a abertura da programação de palestras fica por conta do cantor e compositor Gabriel O Pensador, que discutirá o papel da juventude nas transformações sociais. Durante a semana, sobem ao mesmo palco o apresentador do CQC, Marcelo Tas, o apresentador do programa 15 Minutos, da MTV, Marcelo Adnet, a escritora e roteirista Fernanda Young e o jornalista Caco Barcelos. O economista e apresentador do Manhattan Connection, Ricardo Amorim, abre a programação da noite com a palestra "O cenário mundial e os impactos nos rumos do Brasil". Complementam ainda o circuito de palestras voltadas a business e gestão, o designer Hans Donner, e os publicitários Washington Olivetto, da W/Brasil, Gianfranco Beting, diretor de marketing da Azul Linhas Aéreas, e Rui Porto, consultor de marketing da Havaianas.

Além das palestras magnas, em cada dia da semana, um tema de relevância em finanças, educação, comunicação, empreendedorismo e sustentabilidade será discutido por especialistas, diretores e presidentes de grandes empresas, nos Painéis de Gestão. A 9ª Feira de Gestão da FAE traz ainda palestras exclusivas para os vestibulandos sobre os livros solicitados nas provas da UFPR. Como se não bastasse, na área de exposição do evento haverá também uma Central de Cases multimídia, onde cases de sucesso em gestão serão apresentados por meio de painéis e mídias interativas.


Continue lendo