Entre os dias 9 e 12 de agosto a AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná - realiza o 20º Congresso Paranaense de Rádio e Televisão e Feira Nacional de Equipamentos, no hotel Mabu Thermas & Resorts em Foz do Iguaçu/PR.
Para marcar histórica edição do Congresso que a cada dois anos reúne o mercado para o debate e a confraternização, a AERP elegeu o tema "E agora Marconi?", em homenagem a Guglielmo Marconi, inventor da telegrafia sem fio - que hoje conhecemos como rádio. "As evoluções tecnológicas, a legalidade da radiodifusão brasileira, a concorrência acirrada e as ameaças ao mercado estão na pauta das discussões. Bem diferente do cenário da invenção do rádio, hoje temos muito mais perguntas do que respostas", ressalta Cezar Telles - presidente da AERP.
Durante os quatro dias, empresários e executivos das mais de 300 emissoras de rádio e televisão filiadas à AERP estarão reunidos para uma intensa programação de fóruns e palestras que vão abordar assuntos ligados à atividade.
Leia mais:
Miniônibus oferece mais conforto para até 36 passageiros
IBAPE-PR promove curso de perícia e aspectos do Novo Código de Processo Civil
A Marcopolo irá fornecer 25 unidades modelo urbano Torino para a Coesa Transportes Ltda
No dia 20 terá início a 24ª edição da Busworld Europe, em Kortrijk, na Bélgica
Programação - O destaque do Congresso será o consultor norte-americano Gerardo Tabio - fundador e presidente da Creative Resources Group que pela primeira vez estará no Paraná para uma palestra. Tabio é considerado um dos maiores especialistas em rádio no mundo. A pauta do evento inclui também palestras sobre: Sucessão Familiar, com o professor Rogério Yuji Tsukamoto - coordenador do programa de gestão da empresa familiar na FGV/SP – Fundação Getúlio Vargas; Legalidade na Radiodifusão, com Roberto Lang – Presidente do SERT/PR – Sindicato das Empresas de Radiofusão e Televisão no Estado do Paraná; Rádio Digital, com Ronald Siqueira Barbosa – consultor técnico da ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão e um debate sobre a Conferência Nacional das Comunicações com a presença do Deputado Federal Paulo Bornhausen e o Consultor da ABERT Evandro Guimarães.
Shopping de Serviços - Simultâneo aos eventos do 20º Congresso Paranaense de Radiodifusão e da Feira Nacional de Equipamentos, acontece o Shopping de Atendimento e Serviços, onde o radiodifusor terá a oportunidade de consultar especialistas em diferentes setores, que irão analisar e esclarecer questões individuais de cada participante.
Feira Nacional de Equipamentos – Paralelo ao Congresso acontece a Feira Nacional de Equipamentos. Os expositores de produtos e serviços para emissoras de Rádio e Televisão trazem ao Paraná as últimas novidades do setor. Entre as marcas já confirmadas estão: Teletronix, Young Arts, Orbisonic, Graciella, Cross Host, Talk Rádio, Teclar, Biquad, Access, BT Telecom, Ponto Eletrônico, Penta Lab, Omega e Play List.
Atrações - O Jantar de encerramento do 20º Congresso Paranaense de Rádio e Televisão terá uma apresentação da Banda Calypso. O grupo, fenômeno da música nacional, desembarca em Foz do Iguaçu para um show exclusivo para os radiodifusores.
..........................................................................................................................
E agora, Marconi?
Construindo o futuro do Rádio na Era da Convergência
O rádio tem uma notável capacidade de envolver as pessoas. Nenhum outro veículo é tão próximo do cotidiano do cidadão, esteja ele no campo ou na metrópole. Mas o acelerado ritmo de convergência tecnológica, o surgimento de novas mídias, plataformas de distribuição e formas de consumo, como o da música, têm desafiado o modelo tradicional do rádio em todo o mundo.
A transição do padrão analógico para o digital ainda dá os primeiros passos. No Brasil, ainda carece de definição sobre o padrão a ser adotado pela radiodifusão. No entanto, embora extremamente importante, a simples adoção da tecnologia digital para a transmissão não parece ser uma solução universal para o dilema que enfrenta o setor antes de mudanças na forma, nos meios e nos hábitos de consumo e de conteúdo, derivados do desenvolvimento tecnológico.
A pergunta essencial deste momento é, portanto, qual então será o papel reservado para o rádio neste futuro de intenso avanço tecnológico?
No painel "E agora, Marconi?" – dia 10 de agosto às 8h30, o especialista norte-americano Gerardo Tabio responderá a esse e a outros questionamentos fundamentais neste momento decisivo para as emissoras de rádio do Brasil.
Sobre Gerardo Tabio: é o fundador e presidente da Creative Resources Group. Com profundo conhecimento de venda e gerência de mídia e mais de duas décadas de experiência em treinamento, Tabio começou em rádio há 30 anos como diretor de marketing. Foi vice-presidente e gerente geral da NewCity Communications.
Durante um período de 14 anos na empresa, teve sucesso ao desenvolver estratégias inovadoras de marketing. Em 1990, já como especialista destacado da indústria de rádio, criou sua própria empresa de treinamento e consultoria.
Na Creative Resources Group, trabalhou com algumas das maiores e mais respeitadas empresas de broadcasting do mundo. No ano 2000, Gerardo e sua parceira de negócios, Sally Beamer, ajudaram a criar o que hoje é a Clear Channel University. Sua lista de clientes nos Estados Unidos inclui Emmis Communications, Radio One, CBS Radio, Cox Radio, Turner Entertainment, BBC, entre outras.
SERVIÇO
20º Congresso Paranaense de Rádio e Televisão e Feira Nacional de Equipamentos
Quando: de 09 a 12 de agosto de 2009
Onde: Mabu Thermas & Resorts em Foz do Iguaçu/ PR
Informações e inscrições: www.aerp.org.br