Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uma semana com muita pipoca

Rodrigo Juste Duarte
11 mai 2001 às 21:27
De 14 a 19 de maio serão exibidos 58 curtas na Competitiva e 29 filmes e vídeos no Festival dos Festivais - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Entre os dias 14 e 19 de maio ocorre a 5ª edição do Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba. Desta vez, a grande novidade do evento está implícita no nome. Antes conhecido apenas como Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba (ou simplesmente FCC), neste ano o espaço foi aberto para o cinema digital, ou dcine. Uma tendência que tem se proliferado rapidamente no mercado audiovisual do mundo todo não poderia ficar de fora.
Anualmente, o FCC vem crescendo em número de inscrições e de público freqüentador, além de se consolidar como um dos principais eventos da área no cenário nacional. A realização fica a cargo da Araucária Produções, também responsável por outros dois grandes eventos na área cultural em Curitiba: o Fest-Dança e o Festival de Música de Câmara de Curitiba.
Mais uma vez foi escolhido o Canal da Música para sediar o evento. Localizado no bairro Mercês, o local é amplo e dispõe de diversos auditórios para acomodar as atrações, tais como mostras de filmes, palestras, mesas redondas, entrevistas coletivas, exposições de artigos relacionados à sétima arte (tais como cartazes e fotografias de cenas de filmes) e um showroom de empresas fornecedoras de equipamentos, materiais e serviços do mercado audiovisual. A Cinemateca de Curitiba também integrará o festival, dando espaço para exibir a Mostra Latina, com longas e curtas produzidos no Brasil, Cuba, Peru, França e Uruguai.
De todas as atrações, provavelmente a Mostra Competitiva é a mais comentada, por ter mais vídeos e filmes paranaenses competindo. Nela concorrem 58 curta-metragens dos mais diversos gêneros, rodados em película, vídeo e dcine. Fica difícil comentar quais estão melhor cotados, pois muitos deles são inéditos. Durante o período de inscrição dos trabalhos, a organização do festival aceitou, inclusive, fitas provisórias de filmes que seriam finalizados a tempo de a mostra ter início.
Há, ainda, o Festival dos Festivais. Uma competição da qual participam filmes e vídeos já premiados em outros festivais com troféus de melhor filme e melhor direção. Serão ao todo 29 filmes e vídeos. Tanto os vencedores da Mostra Competitiva, quanto do Festival dos Festivais, serão agraciados com o troféu Pinhão, além de outros prêmios, como um carro 0 Km (para o melhor filme), câmeras digitais (melhor vídeo e dcine) e viagens para o exterior (melhor filme e vídeo do Festival dos Festivais).
Entre os longa-metragens nacionais, há uma grande espectativa em torno de "O Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzki. Baseado em fatos reais, o filme narra os episódios mais desagradáveis da vida do curitibano Austregésilo Carrano (vivido por Rodrigo Santoro). Durante a adolescência ele foi internado, sem necessidade, em um manicômio. "Latitude Zero", de Toni Venturi é outro lançamento bastante aguardado. O Festival também reserva as estréias nacionais de "Bufo & Spallanzani", de Flávio Tanbellini e "Condenado À Liberdade", de Emiliano Ribeiro.
Embora sua abertura oficial seja no dia 14 de maio, o FCC já deu início a suas atividades no dia 4, por ocasião das oficinas técnicas integradas do festival. A exemplo do ano passado, quando os alunos realizaram o curta-metragem "Eco", neste ano outro curta será montado. Em 15 dias os alunos e professores estarão trabalhando no filme, que será captado em 16mm e apresentado no dia de encerramento.
A participação de crianças e adolescentes está garantida através do projeto A Escola Vai Ao Cinema, que levará ao festival 4 mil crianças assistidas por projetos sociais. Diariamente será exibido para elas o filme "Tainá - Uma Aventura Na Amazônia", às 9h. Para os universitários (no caso, estudantes de Comunicação Social), acontece no mesmo horário mostras de curtas inscritos, mas não selecionados para o festival.
Merece atenção a publicidade do evento. Além do comercial de televisão e dos anúncios para jornais, a Lodduca Sul (agência responsável pela campanha) idealizou uma ação inusitada: divulgar o festival através dos pipoqueiros da cidade. A conexão entre cinema e pipoca é clássica. Partindo deste princípio, teve-se a idéia de transformar os pipoqueiros de Curitiba como veículos de divulgação do FCC. Durante a semana do evento, seus carrinhos terão cartazes e saquinhos de pipocas especialmente confeccionados para o festival.
Serviço:
Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba
Canal da Música

Rua Júlio Perneta, 695, Mercês
tel.: (41) 336-6919 / 336-7305
Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, Centro
tel.: (41) 322-1525 ramal: 2252
Entrada: 1 quilo de alimento
Leia também:
» Tirando água de pedra
» Festival dos Festivais premia obras que já venceram outros festivais
» Cinema digital é incorporado ao Festival de Curitiba
» Três curtas paranaenses concorrem na categoria de filmes
» Categoria de vídeos do FCC tem o maior número de trabalhos
» E as premiações não terminam
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo