O premiado documentário ‘Santo Forte’, de Eduardo Coutinho, investiga o sincretismo religioso no final de século, no microcosmo da favela na Gávea (Zona Sul do Rio de Janeiro). As confissões magnetizantes de personagens anônimos trazem em comum a crença numa comunicação direta com o mundo sobrenatural através da intervenção, em seu cotidiano, de santos, orixás, guias ou do Espírito Santo.
Eduardo Coutinho (‘Cabra Marcado Pra Morrer’) inclui o making of do documentário permeando os depoimentos e revela a equipe peregrina se equilibrando nas ladeiras do morro. A narrativa do filme exclui os arabescos de movimentação de câmera. Como as histórias, as imagens são diretas. ‘Santo Forte’ mostra um painel diverso do imaginário popular brasileiro, cuja fé transcende os rótulos religiosos. Theresa Ferreira, analfabeta apreciadora de Beethoven, conquista pela sabedoria. Coutinho questiona Theresa: a senhora é feliz? ‘Essa é uma pergunta que dói muito para responder’.
‘Santo Forte’ não é entretenimento. É um ponto de partida para uma conversa sem fim. A veracidade das confissões sobre religiosidade nos faz pensar: crer ou não crer?. (Funarte/Riofilme. Duração: 95 min).
Eduardo Coutinho (‘Cabra Marcado Pra Morrer’) inclui o making of do documentário permeando os depoimentos e revela a equipe peregrina se equilibrando nas ladeiras do morro. A narrativa do filme exclui os arabescos de movimentação de câmera. Como as histórias, as imagens são diretas. ‘Santo Forte’ mostra um painel diverso do imaginário popular brasileiro, cuja fé transcende os rótulos religiosos. Theresa Ferreira, analfabeta apreciadora de Beethoven, conquista pela sabedoria. Coutinho questiona Theresa: a senhora é feliz? ‘Essa é uma pergunta que dói muito para responder’.
‘Santo Forte’ não é entretenimento. É um ponto de partida para uma conversa sem fim. A veracidade das confissões sobre religiosidade nos faz pensar: crer ou não crer?. (Funarte/Riofilme. Duração: 95 min).