Notícias

Tintas fazem mais que cobrir e dar acabamento às paredes

02 abr 2012 às 08:21

Fruto de muito investimento e tecnologia, as tintas, cada vez mais, deixam de ser meros produtos voltados à decoração e acabamento e passam a proporcionar qualidade de vida às pessoas. Isto porque, além de possibilitarem a melhoria dos ambientes, elas vêm ganhando maior funcionalidade, que vai além da proteção de superfícies.

As indústrias do setor despendem muitos recursos humanos e financeiros no desenvolvimento de tintas diferenciadas, que atendam às necessidades e desejos distintos dos consumidores. É fato, por exemplo, que as regiões litorâneas precisam de maior proteção contra umidade e mofo; que algumas pessoas podem ser alérgicas ao odor de alguns componentes das tintas ou que ambientes da área de saúde precisam de tintas com ação bactericida e de fácil limpeza.


Pensando nisso, a cada ano são lançados produtos mais específicos que, aliados à maior qualidade e durabilidade, atendem a consumidores exigentes, que buscam nas tintas mais do que um tipo de revestimento. Os avanços nesta área têm sido fabulosos nos últimos anos, atendendo a públicos variados: tintas com secagem em poucas horas; efeito imantado; sem cheiro; perfumadas; antimofo; com proteção contra germes; e ainda, com melhor rendimento, mais fáceis de limpar, para paredes, para piso, fachadas, para áreas internas ou externas, menos agressivas ao meio ambiente... Enfim, as opções são muitas.



Estes desenvolvimentos, entretanto, não seriam tão importantes se não tivessem um forte aliado: a cor. Não podemos deixar de citar a importância das cores quando se fala de tintas. Há duas décadas, a cor branca era praticamente unanimidade na preferência dos consumidores. Já algum tempo, isso mudou. A infinidade de tonalidades disponíveis no mercado chamou a atenção das pessoas para a possibilidade de mudar a decoração de forma rápida e com baixos custos.


Os consumidores perderam o receio de colorir as paredes de suas casas e também ambientes profissionais e expressar suas preferências. Estudos revelam que as cores exercem influência sobre as pessoas, além de serem uma forma de expressão cultural e elemento de identificação e comunicação. As cores produzem efeito, inclusive, no bem-estar das pessoas, o que pode ser verificado na prática da cromoterapia.


As cores podem transformar um ambiente. Assim como o azul pode acalmar o sistema nervoso e o vermelho estimular as funções cognitivas, as cores também transmitem sensações que favorecem a alegria ou a introspecção, a euforia e mesmo a tristeza.


São estas características que conferem às tintas o poder de levar mais beleza e segurança às pessoas, pois estão diretamente ligadas ao bem-estar, à melhoria do ambiente e à satisfação de morar bem, incluindo a valorização do patrimônio. Esta era uma possibilidade para poucos há alguns anos, realidade que vem mudando.


O desenvolvimento econômico do País de um lado e os avanços das indústrias de tintas de outro são fomentadores de um setor que ainda tem muito a crescer. Vale lembrar que o consumo de tintas per capita é de cerca de sete litros ao ano, muito aquém do registrado em outros países e também abaixo do potencial nacional. No entanto, com tendência de crescimento. As descobertas que têm sido feitas em torno dos produtos e das tonalidades são sinais de que este mercado e os consumidores só têm a ganhar.

*Ricardo Stiepcich é Presidente do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp)


Continue lendo