Fruto de muito investimento e tecnologia, as tintas, cada vez mais, deixam de ser meros produtos voltados à decoração e acabamento e passam a proporcionar qualidade de vida às pessoas. Isto porque, além de possibilitarem a melhoria dos ambientes, elas vêm ganhando maior funcionalidade, que vai além da proteção de superfícies.
As indústrias do setor despendem muitos recursos humanos e financeiros no desenvolvimento de tintas diferenciadas, que atendam às necessidades e desejos distintos dos consumidores. É fato, por exemplo, que as regiões litorâneas precisam de maior proteção contra umidade e mofo; que algumas pessoas podem ser alérgicas ao odor de alguns componentes das tintas ou que ambientes da área de saúde precisam de tintas com ação bactericida e de fácil limpeza.
Pensando nisso, a cada ano são lançados produtos mais específicos que, aliados à maior qualidade e durabilidade, atendem a consumidores exigentes, que buscam nas tintas mais do que um tipo de revestimento. Os avanços nesta área têm sido fabulosos nos últimos anos, atendendo a públicos variados: tintas com secagem em poucas horas; efeito imantado; sem cheiro; perfumadas; antimofo; com proteção contra germes; e ainda, com melhor rendimento, mais fáceis de limpar, para paredes, para piso, fachadas, para áreas internas ou externas, menos agressivas ao meio ambiente... Enfim, as opções são muitas.
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Estes desenvolvimentos, entretanto, não seriam tão importantes se não tivessem um forte aliado: a cor. Não podemos deixar de citar a importância das cores quando se fala de tintas. Há duas décadas, a cor branca era praticamente unanimidade na preferência dos consumidores. Já algum tempo, isso mudou. A infinidade de tonalidades disponíveis no mercado chamou a atenção das pessoas para a possibilidade de mudar a decoração de forma rápida e com baixos custos.
Os consumidores perderam o receio de colorir as paredes de suas casas e também ambientes profissionais e expressar suas preferências. Estudos revelam que as cores exercem influência sobre as pessoas, além de serem uma forma de expressão cultural e elemento de identificação e comunicação. As cores produzem efeito, inclusive, no bem-estar das pessoas, o que pode ser verificado na prática da cromoterapia.
As cores podem transformar um ambiente. Assim como o azul pode acalmar o sistema nervoso e o vermelho estimular as funções cognitivas, as cores também transmitem sensações que favorecem a alegria ou a introspecção, a euforia e mesmo a tristeza.
São estas características que conferem às tintas o poder de levar mais beleza e segurança às pessoas, pois estão diretamente ligadas ao bem-estar, à melhoria do ambiente e à satisfação de morar bem, incluindo a valorização do patrimônio. Esta era uma possibilidade para poucos há alguns anos, realidade que vem mudando.
O desenvolvimento econômico do País de um lado e os avanços das indústrias de tintas de outro são fomentadores de um setor que ainda tem muito a crescer. Vale lembrar que o consumo de tintas per capita é de cerca de sete litros ao ano, muito aquém do registrado em outros países e também abaixo do potencial nacional. No entanto, com tendência de crescimento. As descobertas que têm sido feitas em torno dos produtos e das tonalidades são sinais de que este mercado e os consumidores só têm a ganhar.
*Ricardo Stiepcich é Presidente do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp)