Utilizado como objeto de status nas mais diversas épocas e contruções, os lustres, que há pouco haviam sido substituídos por luminárias e artigos de iluminação mais funcionais, estão de volta com força total. Com design mais ousado e preços acessíveis, os lustres tem atraído a atenção de uma clientela bastante diversificada e sem pretenções retrógradas. Os ambientes-alvo não se resumem às salas de jantar ou copas, mas extendem-se aos escritórios particulares, corredores e cozinhas. O lustre deixa também a casa urbana para respirar ares de campo ou litorâneos.
Segundo Walter Fioretto Campagnare, gerente de marketing da Startec (empresa brasileira de tecnologia em iluminação), o lustre não precisa, necessariamente, combinar com os móveis da casa, pois eles têm o seu próprio brilho e charme. "Nada impede que uma mesa moderna de mármore, por exemplo, faça parte do mesmo ambiente de um lustre clássico; ou, ainda, que móveis rústicos estejam no mesmo local de um lustre mais requintado", comenta o gerente. Ele ainda diz que os lustres de cristais estão voltando ao gosto do consumidor.
"Já que a modernidade e o clássico andam juntos, é possível apostar nas misturas entre tecnologia e decoração. Para quem quer ousar, uma boa dica são as luminárias com ares de antiguidade, que ficam ótimas nos mais variados estilos de decoração e ainda têm a vantagem de continuar a ter valor de mercado daqui a algum tempo", explica Campagnare, que aposta que os lustres nunca vão sair de moda e sempre serão importantes para a valorização do ambiente.