Algumas empresas têm adotado o sistema de estações de trabalho para que as pessoas sintam-se em um espaço razoavelmente particular, mas convivendo entre si. Estes espaços, no entanto, tornam-se reveladores da personalidade de seu dono, pois a maneira como organiza e o decora, aponta sinais a respeito do profissional. É comum entrar num escritório desse tipo, com várias estações, e enxergar, de longe, alguns exageros. Ser autêntico é um ponto positivo, mas expor intimidades pode ser um pouco arriscado se você busca manter alguma privacidade no local que trabalha.
As dicas de Renata Mello, consultora de etiqueta corporativa, podem ajudar a não errar quando o assunto é espaço de trabalho elegante. "Quem trabalha o dia todo numa empresa gosta de personalizar seu espaço. Isso colabora para o bem-estar do funcionário. Porém esta personalização, com critério, pode deixar o local agradável, sem revelar informações desnecessárias a respeito da intimidade, vida pessoal ou preferências de seu dono", esclarece.
Por exemplo, "se você é do tipo que gosta de bichinhos, plantas e de fotos, atenção, utilizar esses objetos de forma inadequada pode expor detalhes da vida pessoal, sem você perceber. Isso não é bom no ambiente profissional. Alguma discrição é bem vinda. Além do mais, elegância também é perceptível no visual, não apenas em atitudes", afirma. As dicas abaixo esclarecem sobre questões de imagem e discrição na estação de trabalho pessoal.
Leia mais:
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Saiba com que frequência lavar pijamas e roupas de cama
Sem recursos, Caixa reduz crédito para o financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão
Especialista dá dicas para fugir de fraudes na compra e venda online de imóveis
Personalizar sem exagerar
- Como sua mesa de trabalho não é exatamente sua, mas um lugar da empresa cedido para você ocupar no dia-a-dia, evite acumular coisas demais sobre ela. Além de passar uma impressão mais organizada, e de não acúmulo de coisas inúteis e de papéis, na hora de mudar de área, de departamento ou de andar, você terá menos trabalho para carregar tudo. Seja econômico na hora de escolher objetos para colocar sobre a mesa. Procure deixa-la sempre organizada, mesmo que os papéis demais sejam inevitáveis.
- O espaço de quem trabalha também não é uma loja de brinquedos. Se você gosta deles evite-os nesse ambiente. A imagem que passa é de infantilidade, apesar de muitos nem perceberem isso. Portanto, prefira os do tipo anti-stress - bolinhas para virar nas mãos, almofadas de apertar para aliviar o stress, pêndulos e mini-jardins de areia.
- O excesso de bichinhos de pelúcia também pode demonstrar infantilidade ou excesso de romantismo. Quer uma dica importante? Se quiser deixar um bichinho pequeno, ainda vai lá, mas que seja para enfeitar. Nunca pare o seu trabalho para dar abraços carinhosos no seu ursinho pimpão. Se não conseguir se controlar prefira deixá-los em casa, em cima da sua cama.
- Também é necessário cuidado com o tamanho de plantas. Sua baia de trabalho não pode se transformar num jardim. Plantas são bem vindas. Mas nada de exageros no tamanho do vaso e no tamanho da planta; Melhor que não tenha perfume, pois algumas pessoas são alérgicas. Portanto, dê preferência para as pequenas. Atenção: se for sair de férias não a deixe morrendo na mesa. Passa a sensação de irresponsabilidade e falta de sensibilidade. Afinal estamos falando de um ser vivo, da natureza.
- Fotos pessoais de biquíni ou sunga numa praia linda, ou com o novo namorado (a), podem expor a sua vida pessoal e dar direito aos seus colegas de participarem dela, fazendo comentários deselegantes e indiscretos.
- Se gosta de expor fotos de filhos, namorados ou marido sugerimos que, caso você trabalhe recebendo clientes externos, melhor deixar as fotos dentro de uma gaveta, quando der saudades você dá uma olhada; caso trabalhe recebendo apenas clientes internos, coloque apenas um porta-retrato. É o bastante.
- Mulheres, cuidado com maquiagens, necessèries, produtos de higiene, esmaltes, lixas de unha, bijouterias, expostas na mesa. Reserve uma gaveta para colocar suas coisas pessoais. Não confunda seu quarto com sua estação de trabalho.
- Homens, cuidado com flâmulas e bandeiras de times de futebol, revistas masculinas, xícaras sujas e copos usados, CDs e remédios sobre a mesa. Reserve uma gaveta para colocar esses objetos pessoais. Liberado a bandeira do time só no dia que o mesmo ganha o jogo de um time muito forte e, claro, se seu chefe não for do time adversário que perdeu. Se for, esqueça o assunto.