Conciliar a vida profissional com a pessoal não é nada fácil. Se fizessem um ranking das coisas que mais são procrastinadas no dia a dia, a casa estaria no topo. A frase de ordem é sempre: "No final de semana eu arrumo", o que nem sempre é possível. Claro, não é preciso atirar na agilidade e acertar na neurose.
A personal organizer, Rafaela Oliveira, autora do livro Organize Sem Frescuras, lista cinco dicas básicas essenciais para um bom aproveitamento do tempo e de como a faxina, às vezes, precisa ser interna, antes mesmo do caos externo.
1 - Planejamento
Se você planejar o seu dia ou a sua semana, certamente vai ganhar mais tempo livre. Coloque o papel ou no seu aplicativo preferido todas as coisas que tem a fazer, tanto pessoais quanto de trabalho. Comece pelas tarefas prioritárias e estipule um tempo justo para cada uma delas.
2 - Organização
A organização é um hábito que se cria ao longo do tempo: isso significa que ninguém nasce organizado. Há pesquisas que apontam que, para criar novos hábitos, é preciso fazer a mesma tarefa durante 21 dias. Depois disso, ela entrará na nossa rotina de vida. Um exercício básico é arrumar a cama. Experimente arrumar a cama todos os dias durante 21 dias. Além de criar esse excelente hábito, o quarto ficará organizado sempre.
3 - Nas tarefas de casa
Fazer checklist é sempre uma ótima alternativa para aproveitar melhor o tempo nas tarefas de casa. Por exemplo, enquanto cozinha, lave a louça para não acumular bagunça na pia. Enquanto as roupas estiverem na máquina, você pode aproveitar e organizar uma gaveta, limpar dentro do micro-ondas, etc.
4 - Procrastinação
Quem não aproveita o tempo pode procrastinar facilmente, isto é, deixar o que não foi finalizado para outro dia, para outra semana, e assim por diante. Para evitar a procrastinação, divida uma tarefa grande em outras menores. Evite ultrapassar rês horas de duração para atividades menores e mantenha essas tarefas bem específicas e detalhadas. Se precisar, anote na sua agenda o que deve ser feito, criando um compromisso.
5 - Aprenda a dizer não
Se você é daqueles que não sabem dizer não, pode acabar se afundando nas tarefas dos outros e, assim, sobra menos tempo para você. Se o pedido não estiver ao seu alcance, ser leal consigo mesmo não faz mal a ninguém. O que realmente faz mal é abraçar o mundo, não dar conta do recado, ficar estressado e sem tempo livre.