Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Passagem e hospedagem

Procon de Londrina dá dicas para consumidores que vão viajar nas férias de julho

Redação Bonde com n.com
12 jul 2023 às 17:29
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As férias de julho chegaram e, neste período do ano, muitos se preparam para viajar e curtir alguns dias de descanso. Porém, para evitar transtornos, é preciso ter cautela na hora de planejar a viagem. Para que tudo saia como desejado, o Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) separou algumas dicas para que os consumidores fiquem atentos na hora de se organizar.


O diretor-executivo do Procon-Ld, Thiago Mota, enfatizou que planejar o destino e o orçamento de uma viagem com antecedência evita decisões ‘em cima da hora’ que podem comprometer o orçamento. “É importante estimar gastos com combustível, preço dos passeios, alimentação ou até mesmo o valor das passagens e hotéis”, orientou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com relação a pacotes de turismo, antes de contratar um serviço é essencial pesquisar sobre a reputação da empresa. É preciso ficar atento ao que é ofertado no pacote (nacionais, internacionais, e individuais ou coletivos), e guardar todos os materiais publicitários relacionados à compra do pacote de viagem ou passagem aérea (recortes de jornais, revistas, “prints” de sites, e-mails trocados durante a negociação).

Leia mais:

Imagem de destaque
Perda de renda

Mais de 800 mil podem perder o BPC por falta de atualização do cadastro

Imagem de destaque
Justificativa

Como pagar multa eleitoral? O que fazer para regularizar seu título

Imagem de destaque
Norte pioneiro

Motorista se fere em colisão de carro com boi em Andirá

Imagem de destaque
26 mil no total

Regional de Saúde de Londrina é a que mais tem casos de dengue no Paraná: 831


Quanto aos casos de bagagem extraviada em viagens de ônibus, a empresa é responsável pela bagagem e deve entregá-la em até sete dias. Para as bagagens extraviadas em viagens de avião, a empresa tem de 7 a 21 dias para localizar a bagagem. Quando a bagagem não é encontrada, a empresa deve indenizar o passageiro (é importante guardar os comprovantes de despacho e compra da passagem para registrar a reclamação e calcular a indenização).

Publicidade


Mais dicas 

Voos

Publicidade


Se o voo for cancelado ou houver atraso, mesmo que por problemas de condições climáticas, as companhias aéreas devem prestar assistência aos consumidores. No caso de atraso de uma hora, o consumidor tem direito à utilização de canais de comunicação, como internet e telefone. Em atrasos de duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada. Nos atrasos superiores a quatro horas, o consumidor tem direito a serviço de hospedagem.


Hospedagem


Após a escolha do estabelecimento, solicite a confirmação da reserva por e-mail. Confirme os horários de início e término da diária e se há refeições inclusas. Todas as condições estabelecidas e oferecidas devem estar registradas em contrato. Para maior segurança, é bom levar a cópia do e-mail de confirmação das condições contratadas.


Caso o consumidor tenha algum direito violados, é possível formalizar reclamação junto ao Procon Londrina, que fica na rua Piauí, nº 1.117, Centro. Além da forma presencial, as denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e pelos telefones (43) 3372-4823, 3372-4824 e 3372-4825. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


Imagem
Professora de Londrina se torna fenômeno na internet e prova que educação e comunicação combinam
Com 173 mil seguidores no Instagram, 360 mil no TikTok, 115 mil no YouTube e outros 40 mil no Kwai, os conteúdos produzidos pela educadora alcançam, diariamente, centenas de milhares de pessoas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo