Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
"McPicanha sem picanha"

Procon orienta consumidores após exposição de casos de propaganda enganosa

Redação Bonde com AEN-PR
05 mai 2022 às 16:51

Compartilhar notícia

- Geraldo Bubniak AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após conhecidas redes de fast food do país protagonizaram campanhas que se caracterizaram como propaganda enganosa, suas mensagens publicitárias foram tiradas do ar. Elas anunciaram sanduíches com picanha e com costela, mas não entregaram o que haviam prometido na publicidade. O fato levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública a notificar as redes McDonald's e Burger King por “suspeita de vender hambúrguer sem o ingrediente principal”.


O Procon-PR (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná) optou por alertar a população sobre a necessidade de ficar atento a esse tipo de comportamento, que pode resultar em crime contra os direitos do consumidor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Claudia Silvano, chefe do órgão de defesa do consumidor no estado, define como providencial a imediata ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), que notificou as empresas por propaganda enganosa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atividades temáticas

Animais do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu celebram o Halloween

Imagem de destaque
2 milhões de pedidos

Dia do Sushi: Paraná é o estado do Sul com mais pedidos em aplicativo de delivery

Imagem de destaque
Até 30 de novembro

Prazo de transferência dos créditos do Nota Paraná para pagar IPVA começa nesta sexta

Imagem de destaque
Fique atento!

Secretaria de Educação de Rolândia divulga calendário de rematrículas para rede municipal de ensino


“O Procon-PR alerta os consumidores para que denunciem todo e qualquer abuso contra seus direitos. Um deles é a propaganda enganosa, que induz a comprar produtos que não correspondem às expectativas”, diz Cláudia. “É preciso ficar atento, sempre, inclusive às questões subliminares que, ficam nas entrelinhas. A mensagem publicitária deve ser clara, não pode gerar dúvidas. Qualquer coisa diferente disso se caracteriza como propaganda enganosa, o que deve ser denunciado”.


Para Rogério Carboni, secretário da Sejuf (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho), ao adotar uma postura educativa, de orientação, o Procon-PR alerta o consumidor a ficar atento, sempre, diante de ações que se caracterizam como propaganda enganosa, que objetivam induzi-lo a pagar por algo que não existe, que não é real.


Dias após o McDonald’s confirmar que o McPicanha não tinha hambúrguer de picanha (e parar de vender o sanduíche diante da repercussão negativa), o Burger King admitiu nesta segunda-feira (2) que o seu Whooper Costela não tinha costela.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo