Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Norte do Paraná

Fipe aponta viabilidade do projeto do trem pé-vermelho na região de Londrina

Reportagem Local
09 jan 2025 às 16:43

Compartilhar notícia

Nayem Islam na Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) aponta que o trem pé-vermelho pode transportar cerca de 36 mil passageiros por dia em um trajeto que prevê a interligação de 13 municípios da Região Norte do Paraná, de Paiçandu a Ibiporã, em um trajeto de 151 quilômetros de extensão paralelo à ferrovia hoje operada pela Rumo. A Fipe é uma organização de direito privado sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, e que tem atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.


O projeto foi apresentado em reunião com a Secretaria de Transportes Ferroviários, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, e que contou com a participação da deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), do prefeito de Maringá, Silvio Barros, e do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Ricardo Barros, além de técnicos de vários municípios envolvidos. O encontro discutiu os detalhes do projeto, que vai contribuir para melhorar a mobilidade regional e para impulsionar a economia regional.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


“Continuamos trabalhando para garantir a implantação do trem pé-vermelho, que promete revolucionar a mobilidade regional, além de contribuir para o desenvolvimento regional por meio do transporte de cargas, barateando os custos e dando mais agilidade às demandas”, explicou a deputada Luísa Canziani. O engenheiro Henrique Cremm, responsável pelo estudo, explicou que o projeto prevê a construção de dois trilhos paralelos à linha férrea já existente, com 90% do trajeto desenvolvido como trens de superfície.


Com uma velocidade de até 160 km/h, o trem alcançará uma velocidade média de 115 km/h, considerando as paradas. Também há a previsão de interligação entre os aeroportos de Londrina e Maringá, além dos sistemas municipais e intermunicipais de transporte coletivo. A previsão inicial é que sejam criados cerca de 30 mil novos postos de trabalho durante os primeiros anos de operação, além de abrir à exploração comercial as faixas de domínio, gerando receitas para os municípios envolvidos.

Publicidade


Para Danaê Fernandes, secretária de Segurança Pública e de Transportes de Cambé, lideranças regionais estão bastante entusiasmadas com a iniciativa e estão se mobilizando para compatibilizar os projetos e as necessidades de cada município. “Essa mobilização reflete o renovado interesse da região em torno de um dos maiores projetos de infraestrutura da história do Estado”, afirmou.


O projeto de transporte ferroviário de passageiros entre as regiões de Londrina e Maringá é um dos sete selecionados no país para análise técnica e econômica, a lista também inclui Brasília (DF)-Luziânia (GO); Pelotas-Rio Grande (RS); Duque de Caxias-Itaboraí-Niterói (RJ); Salvador-Feira de Santana (BA); Fortaleza-Sobral (CE); e São Luís-Itapecuru Mirim (MA). (Com informações da assessoria de imprensa)

Cadastre-se em nossa newsletter


Imagem
Fipe aponta viabilidade do projeto do trem pé-vermelho
Estudo da Fipe revela que o trem pé-vermelho pode transportar 36 mil passageiros/dia, interligando 13 municípios do Norte do Paraná e impulsionando a economia.


Leia também:

Imagem
Miss Araucária perde título após jogar bombinhas em gatos
Miss Araucária perde título após jogar bombinhas em gatos
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas