Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Realidade virtual

Estudante da UFPR cria jogo para ajudar pacientes no período pós-AVC

Reportagem Local
12 set 2024 às 09:15

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um trabalho de conclusão de curso em Ciências da Computação apresenta uma alternativa promissora para a reabilitação de pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) e enfrentam a perda parcial do campo visual, conhecida como hemianopsia. 


Gustavo Henrique da Silva Barbosa, aluno de graduação do Dinf (Departamento de informática) da UFPR (Universidade Federal do Paraná), criou o AeroVR, um jogo em realidade virtual projetado para auxiliar na compensação dessa perda visual de forma mais atrativa e envolvente para os pacientes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O trabalho é orientado pelo professor Eduardo Todt, pesquisador do Laboratório VRI (Visão Robótica e Imagem) e do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), e tem coorientação do professor Renato Nickel, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

Imagem de destaque
Concursados podem ser remanejados

Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar

Imagem de destaque
Ambev

Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista

Imagem de destaque
Em elaboração

Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025


O AVC é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo dados do portal de Transparência do Registro Civil, em 2023, mais de 110 mil pessoas morreram em decorrência de AVC. A média é de 306 casos por dia. Entre os sobreviventes, muitos enfrentam sequelas permanentes, como a hemianopsia. 

Publicidade


Os métodos tradicionais de terapia, que geralmente envolvem exercícios repetitivos, tendem a ser pouco motivadores para os pacientes. Compreendendo essa dificuldade, o estudante de Ciência da Computação desenvolveu o AeroVR, integrando conceitos de realidade virtual e jogos sérios para promover maior engajamento durante o tratamento.


"A realidade virtual permite estimular uma ampla área do campo visual, enquanto os jogos sérios são projetados para incentivar o envolvimento do paciente no tratamento", explica o pesquisador.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Aluno da UFPR cria jogo para ajudar pacientes no Pós-AVC
AeroVR: jogo em realidade virtual desenvolvido para reabilitar pacientes com hemianopsia, melhorando a motivação e eficácia no tratamento pós-AVC.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo