Um acordo de cooperação técnica para doação de projeto de engenharia de intersecção em desnível no km 178 da BR-369, dentro do perímetro urbano do município, na região Norte, foi celebrado pela prefeitura municipal de Rolândia e o DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), autarquia da SEIL (Secretaria de Infraestrutura e Logística).
O projeto contempla o entroncamento da rodovia federal com a Avenida Francisco Serpeloni e a Avenida Adelaide Farina. Além do grande tráfego de veículos, no local também passa uma ferrovia, tornando o cruzamento propício para congestionamento e acidentes.
A solução proposta é rebaixar a pista da BR-369, com o tráfego local sendo realizado por duas passagens sobre a rodovia, ligando as avenidas, não havendo mais interação do tráfego de longa distância com o deslocamento por vias municipais neste ponto. A linha de trem permanecerá no mesmo nível, sem alterações.
Leia mais:
Aumenta o número de surtos de doenças diarreicas no PR; atenção deve ser redobrada com crianças
Danos na pista interditam BR-376 no Contorno Norte de Maringá
Corpo de Bombeiros localiza menina desaparecida em General Carneiro
Confira os preparativos para o Natal em Londrina, Ibiporã e outras nove cidades
As passagens superiores terão duas faixas de rolamento cada, facilitando os movimentos necessários para deslocamento dos usuários do trecho.
Também está prevista a implantação de 1.100 metros de vias marginais facilitando o deslocamento de caminhões da indústria alimentícia local, garantindo mais segurança para todos os usuários, além de melhorias nos acessos municipais às passagens superiores.
A marginal esquerda terá duas faixas, passeios para pedestres e locais para estacionamento. A marginal direita terá segmento com três faixas e estacionamento, e de quatro faixas, além de passeio e ciclovia.
Pelo acordo, a prefeitura fica encarregada de disponibilizar o projeto, enquanto o DER/PR fará a sua análise, podendo solicitar revisões e alterações, que deverão ser providenciadas pelo poder municipal, garantindo que o projeto esteja dentro das normas e legislação vigente para obras rodoviárias.
O prazo do acordo é de 360 dias, com o projeto sendo efetivamente doado do DER/PR após este ser aprovado pelo departamento, que na sequência irá estudar as melhores soluções para execução da obra.