Após cobranças feitas pelo Ministério Público, os usuários do transporte coletivo que passam pelo terminal do shopping Catuaí, na zona sul de Londrina, já podem notar as melhorias no espaço destinado ao embarque e desembarque de passageiros. O promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor, Miguel Sogaiar, esteve no local na tarde de ontem e vistoriou o terminal para verificar se as mudanças na estrutura exigidas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em junho do ano passado, haviam sido atendidas.
Conforme o promotor, todos os itens foram contemplados nas reformas e adaptações. "Nós tínhamos naquele local uma situação em que os ônibus não atendiam adequadamente os passageiros, então foi feito um recuo. Os ônibus que paravam de forma desordenada e longe do terminal agora estão parando de uma forma que os usuários não se veem prejudicados. Além disso, as pessoas não tinham uma cobertura para ter acesso aos ônibus e ficavam sujeitas a chuva. Todas essas adaptações melhoraram as condições tanto de segurança quanto de comodidade", explicou.
Com as mudanças na estrutura física, o documento assinado pela empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), pela Construtora Catuaí, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), será arquivado pelo Ministério Público.
Leia mais:
Previsão do tempo: Frente fria avança sobre o estado e causa chuvas em Londrina e região.
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Aluno leva faca escondida na mochila para escola municipal de Londrina
Proerd forma 250 alunos de quatro escolas municipais de Londrina
Mesmo com as adaptações já realizadas, a promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor cobrou melhorias nos banheiros do terminal do shopping Catuaí, reformas no telhado do espaço destinado aos usuários e a pintura de toda a estrutura. A assessoria de imprensa da TCGL confirmou que a empresa se comprometeu a executar as obras.
O Ministério Público também estabeleceu o prazo máximo até o dia 20 de maio para que os terminais da região central e dos bairros recebam serviços de manutenção adequados por parte da Secretaria Municipal de Obras e da CMTU. A promotoria cobra ainda a instalação da cobertura em 200 pontos de ônibus utilizados pelos usuários.
De acordo com a assessoria de imprensa da CMTU, a instalação das coberturas já foi licitada e a empresa vencedora Terrabras, de Maringá, está na fase de confecção do primeiro lote dos pontos de ônibus. A previsão é de que este lote seja entregue nos próximos 20 dias.