Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Durante a semana

Procon fiscaliza tempo de espera dos clientes nas agências bancárias de Londrina

Redação Bonde com N.Com
04 mai 2022 às 10:01

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Procon-Ld (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) promove, desde a segunda-feira (2), uma série de fiscalizações em agências bancárias com o objetivo de verificar se os estabelecimentos estão cumprindo os prazos de atendimento estabelecidos por lei.


Conforme a legislação municipal, os clientes de bancos devem permanecer na fila de espera por, no máximo, 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de maior movimento, como vésperas de feriado e datas de recebimento de salários. Se essas regras estiverem sendo desrespeitadas, a Lei Municipal 13.360/2022 determina que os estabelecimentos podem ser multados em valores que partem de R$ 5 mil, na primeira infração, e aumentam gradativamente até R$ 55 mil, a partir da quinta infração em diante.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para averiguar se as regras estão sendo cumpridas, cinco fiscais do Procon e o presidente do órgão, Thiago Mota, devem vistoriar aproximadamente 30 agências bancárias de grande movimento no decorrer da semana. Os trabalhos iniciaram em bancos localizados na avenida Saul Elkind, e tiveram prosseguimento no Calçadão. A equipe também atuará em estabelecimentos localizados na avenida Inglaterra e outras regiões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região Sul de Londrina

Alunos de colégio estadual de Londrina participam de ação de revitalização de córrego

Imagem de destaque
risco de tempestade

Fim de semana será de tempo instável e chuvas em Londrina

Imagem de destaque
Comida boa e barata

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira

Imagem de destaque
Complexo esportivo

Conselho é contra concessão da Praça da Juventude da Zona Norte de Londrina


De acordo com o presidente do Procon-Ld, até a terça-feira (3), 15 bancos já haviam sido visitados, dos quais quatro apresentaram tempos de espera superiores a 30 minutos. “Para fazer essa verificação, entramos nas agências e conversamos com os clientes, perguntando o seu horário de chegada e quanto tempo aguardaram até serem atendidos. Caso a espera ultrapasse o tempo permitido por lei, o banco é notificado, através de Termo de Fiscalização, para apresentar sua defesa em até cinco dias”, comentou.


O tempo médio de espera na maioria das agências tem diminuído, segundo Mota, graças a ações de conscientização promovidas anteriormente pelo Procon. “A maior parte dos estabelecimentos têm obedecido as regras, e estamos aproveitando essa ação para fornecer orientações relativas à legislação. Nossa meta é que o tempo de espera seja o mais breve possível para os cidadãos”, afirmou.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo