Com a chegada do inverno, o comércio de roupas em Londrina ganha uma nova dinâmica impulsionada pela demanda por peças mais quentes e confortáveis. Blusas de mangas compridas, calças e casacos são exemplos de artigos que, quando as temperaturas baixam, se tornam peças indispensáveis para os londrinenses.
Os modelos nas vitrines das lojas refletem as mudanças climáticas e as tendências da estação. Neste período, comerciantes enfrentam o desafio de readequar seus estoques e estratégias de vendas para atender às expectativas dos consumidores, que buscam aliar estilo e conforto na escolha das peças ideais para enfrentar o frio.
Entre os setores mais impactados pelo clima mais frio, os destaques são para o vestuário, calçados, alimentação e bebidas, roupas de cama e aquecedores. Além disso, o turismo e os eventos também são influenciados pelo inverno.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
De acordo com o presidente da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona, há sempre uma expectativa em relação ao frio, especialmente no outono e inverno.
Contudo, ultimamente, as temperaturas têm surpreendido. “O Dia das Mães ocorre no outono, mas, neste ano, maio foi um mês em que o calor predominou. Outra data importante é o Dia dos Pais, durante o inverno, e neste ano coincidiu com o frio, que chegou tardio. São duas celebrações importantes para o comércio e quando o frio ocorre dentro do programado, as vendas são melhores, mas este frio que chegou tarde deve ajudar o comerciante a girar o estoque”, contou.
Neste cenário, a mudança repentina do clima pode afetar o comportamento dos consumidores que tendem a adiar ou acelerar suas compras conforme as variações das temperaturas. “O comércio sofre. O cliente vai segurando até a hora que ele vê que não tem condições, aí ele passa a comprar. Está sendo um ano difícil, com poucas chuvas e frio, então pouca venda também e nós seguimos aguardando sempre com aquela esperança”, contou Antônio Verza Filho, gerente da loja %Descontão, localizada no Calçadão de Londrina.
Segundo o gerente, o movimento, devido à frente fria, deu uma aquecida nas vendas, aumentando a comercialização de agasalhos, jaquetas e cobertores e desafogando o estoque que já havia na loja. “Foi um ano muito difícil em relação ao inverno. Em abril e maio não veio, então está chegando agora um pouco atrasado, mas acredito que ainda vai prolongar até setembro. Então, está dando uma desafogada, mas mesmo assim é bem provável que ainda sobre muito no estoque”.
Neste mesmo segmento, a gerente da loja Baratão Confecções, Jéssica Fernanda Cyrillo, conta que tem saído muitos artigos relacionados ao inverno devido a procura do público como resultado de um frio mais intenso, mas quando faz calor a população volta a consumir peças que tenham um desempenho melhor em relação ao clima, situação que acaba influenciando na dinâmica da loja.