Uma nova intervenção está prevista para a Avenida Octávio Genta, zona sul de Londrina, a partir das 10h da próxima segunda-feira (28), o que levará a mais bloqueios no trânsito na área. A interdição está prevista para durar cerca de 30 dias, com a sinalização para os desvios feita pela terceirizada que executa a obra de duplicação.
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A pista de subida da Waldemar Spranger, entre a Avenida Garibaldi Deliberador e a marginal da PR-445, será bloqueada para a pavimentação. Os condutores que seguem neste sentido para a rodovia serão desviados para a pista contrária, que já está fechada para o trânsito normal, e não poderão acessar a Octávio Genta, pois o fluxo na marginal será dividido em duas faixas.
Quem desejar ir para a Octávio Genta deverá seguir pela Avenida Harry Prochet e pegar a marginal da rodovia. Além disso, a Rua Fermino Barbosa terá trânsito em sentido duplo temporariamente, somente para circulação local, com acesso pela Avenida José Gabriel de Oliveira.
A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) solicitou “atenção total aos motoristas, que devem manter velocidade reduzida e, se possível, evitar o trecho, especialmente nos horários de pico”. Na última sexta (18), trechos da marginal e da Waldemar Spranger foram liberados após quase dois meses de bloqueio, com 43 dias de atraso.
Penúltima ou última fase
Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, a partir de segunda-feira serão iniciados os serviços de implantação de galerias de águas pluviais no trecho, recuperação de base de pavimento, recape asfáltico, finalização da rotatória e, por último, a implantação da sinalização viária horizontal e vertical.
A última medição oficial da pasta, divulgada no fim do mês passado, constatou 75,82% de execução da obra. Lincoln Gomes, engenheiro da empresa responsável pela duplicação, adiantou à FOLHA nesta sexta (25) que um cálculo atualizado será divulgado na próxima semana, atestando 85% de conclusão.
A Prefeitura de Londrina informou que a próxima intervenção é a última prevista, com a obra sendo concluída e entregue logo após a finalização da nova etapa, no final de agosto. Porém, Gomes a considera como a penúltima fase, afirmando que ainda são necessários os “toques finais”. “Vou fazer a ligação de meio-fio com meio-fio, removo essa camada de pavimento que existe hoje e faço calçada, grama. São essas duas etapas que faltam, essa da interdição e pavimentação e a que seria mais um acabamento”, pontuou.
O engenheiro calcula que até o fim de agosto o serviço ainda não terá sido finalizado, prevendo a conclusão para entre 40 a 50 dias a partir de segunda, ou seja, entre a primeira e terceira semana de setembro.
Rotatória
A FOLHA esteve no local da duplicação nesta sexta à tarde, contabilizando cerca de 15 homens trabalhando. Três destes remanejavam o fluxo do trânsito vindo da Waldemar Spranger para a marginal da rodovia, sentido Londrina-Cambé, em frente ao posto de combustível que fica nesta esquina.
“Estamos trabalhando na sinalização, pensando na interdição que vai acontecer na segunda. Estamos fazendo a pavimentação dos trechos que foram alargados, principalmente embaixo do viaduto, e o pessoal está trabalhando na nova rampa do posto, que vai ser executada também e faz parte da obra para o encaixe do oitão”, informou Gomes.
O posto de combustível perderá uma de suas duas entradas com a duplicação, que antes levava ao estacionamento e passará a comportar parte da nova rotatória.
Oito meses de atraso
A Secretaria de Obras é a responsável pelo prolongamento da Octávio Genta, um trecho de 2 km até a Waldemar Spranger, que termina no viaduto da PR-445. A nova pista dupla irá ligar a região do Terra Bonita e Alphaville ao Vivendas do Arvoredo, permitindo acesso da Waldemar Spranger até a rotatória da Avenida Mábio Gonçalves Palhano. O objetivo é desafogar o alto fluxo de veículos na região, contemplando melhorias no sistema viário.
Os trabalhos foram iniciados em fevereiro de 2024, com prazo de conclusão em 300 dias corridos e entrega prevista para novembro do mesmo ano. Os bloqueios recorrentes necessários para o avanço da construção prejudicam comerciantes que atuam na área, que garantem que não são informados das alterações no trânsito antes de ocorrerem.
O investimento inicial era de R$ 12,1 milhões, garantido por meio de recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público) e contrapartida da Prefeitura. O órgão municipal concedeu aditivos de prazo e financeiro à empresa vencedora da licitação, Executar Comercial e Serviços Eireli, adiando a entrega, primeiramente, para março e depois para 22 de julho de 2025, além do aumento do custo para R$12,9 milhões.
A Prefeitura informou que o investimento total na obra, atualmente, é de R$ 12,2 milhões. A justificativa para a redução “é que, eventualmente, há supressão de valores por conta de serviços previstos inicialmente e que acabaram não sendo executados”.
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