A venda de presentes para o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, retrocedeu 8,7% em todo o Paraná, quando comparada com o ano passado. O resultado foi apurado em pesquisa feita pelo grupo DataCenso, sob encomenda da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), em parceria com a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina).
Na apuração por regiões, os resultados foram negativos em Londrina (-12,6%), Ponta Grossa (-12,2%), Cascavel (-9,8%), Maringá (-8%), Francisco Beltrão (-7,8%), Curitiba (-6,4%) e Guarapuava (-5,3%).
Em Londrina, 15% dos comerciantes entrevistados disseram que as vendas foram superiores a 2022, enquanto 26% afirmaram que foram iguais e 58% consideram inferiores.
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Entre os motivos apontados pelos comerciantes de Londrina para a diminuição nas vendas estão o menor poder de compra do consumidor (38%), o clima (10%), preços altos (7%), concorrência com as compras pela internet (5%), cenário político (5%), o fato de a data ter caído em uma segunda-feira (5%), pouco movimento (5%), falta de produtos (2%) e outros motivos (17%).
Para o presidente da Acil, Angelo Pamplona, o resultado mostra que o consumidor está cauteloso. “As pessoas estão cortando gastos e isso atinge principalmente o comércio. Por isso, a Acil está preparando o Londrina Liquida, uma campanha de promoções marcada para os dias 6, 7 e 8 de julho para estimular a economia da cidade em um momento sem datas comemorativas relevantes, oferecendo preços acessíveis ao consumidor. É também uma forma de tentar compensar o desempenho das vendas no Dia das Mães e no Dia dos Namorados”, revela.
Economia preocupa mais da metade dos comerciantes
Quanto à expectativa em relação à economia, os comerciantes londrinenses estão animados (38%), preocupados (56%) e desanimados (7%). Já em relação ao próprio negócio, a maioria está animada (67%), enquanto 33% estão preocupados.
Em Londrina, dos comerciantes entrevistados que vendem pela internet, 23% disseram utilizar o WhatsApp; 40% usam o Instagram; 18% vendem pelo site da loja; 13% pelo Facebook; 3% por redes sociais em geral; 28% por e-commerce; 8% no Mercado Livre; 3% no Magalu; 5% na Shopee e 3% por outros meios.
As formas de pagamento mais utilizadas pelos londrinenses foram a prazo no cartão de crédito (57%), em uma vez no cartão de crédito (19%), à vista com PIX (11%), à vista no cartão de débito (6%), crediário da loja (4%) e à vista em dinheiro (3%).
Realizada por telefone, a pesquisa ouviu 606 comerciantes, entre os dias 13 e 15 de junho, das regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, com grau de confiança de 95%.