Tecnologia

TIM aposta em rede de fibra óptica e Wi-Fi

06 dez 2011 às 12:53

Para concorrer com operadoras que possuem redes fixas e móveis, a TIM aposta em fibra óptica e Wi-Fi. A companhia espera atingir mais de 10 mil hotspots (pontos de acesso em rede sem fio) em todo o País até o fim de 2012, afirmou nesta segunda-feira (5) seu presidente da operadora, Luca Luciani.

Os investimentos necessários estão incluídos na previsão feita anteriormente pela empresa, de R$ 8,5 bilhões até 2013. "O grande investimento mesmo foi a compra da AES Atimus", afirmou, destacando a empresa de rede de fibra óptica comprada em julho. Ontem, a TIM apresentou o plano de negócios da nova empresa do grupo, a TIM Fiber, fruto da incorporação da AES Atimus pela TIM Brasil.


A TIM iniciou ontem o projeto piloto de conexão Wi-Fi com banda larga em até 54 megabits por segundo (Mbps) na comunidade da Rocinha, no bairro de São Conrado, no Rio. Ainda no primeiro trimestre do ano que vem, os clientes dos planos Infinity-pré e Liberty, entre os 150 mil habitantes da comunidade, terão internet sem fio pela rede Wi-Fi da operadora.


Para o diretor de marketing da Intelig (empresa do grupo TIM), Rafael Marquez, a estratégia da operadora é focada no desenvolvimento do Wi-Fi nos próximos anos. "É muito relevante para nossa estratégia, é uma tecnologia que está bastante difundida, madura e tem escala", disse, acrescentando que o Wi-Fi funciona como complemento à tecnologia 3G.


A TIM espera crescimento de, no mínimo, 10% nas vendas deste ano. Mais uma vez os smartphones serão o carro chefe da operadora, que espera quadruplicar as vendas deste tipo de aparelho no quarto trimestre. Ao mesmo tempo, o grupo articula parceria comercial com a Sky para venda de banda larga com TV por assinatura, com a ajuda da TIM Fiber, que deve gerar agregação de valor de R$ 4,8 bilhões ao grupo TIM.


Nos próximos três anos, a empresa também aposta em aumento de dois dígitos nas vendas. A meta otimista leva em conta o plano de investimentos até 2013. Caso as previsões se confirmem, representariam uma retomada nos números da empresa, que teve queda de 1% na receita em 2009, e alta de 6% no faturamento em 2010.


Dados


Uma das apostas da operadora é o crescimento no uso de serviços de dados por sua base, em torno de 60 milhões de clientes. "Hoje, das vendas de novos aparelhos 70% são smartphones" disse Lindner, acrescentando que, em um período de um ano, não vê dificuldades para que este porcentual seja de 100%. Isso, na prática, elevaria o potencial de uso de dados entre os clientes a maioria usuários pré-pagos (85% do total). "Queremos que toda a nossa base use internet", acrescentou.


Outros mercados, como TV por assinatura, são vistos com interesse indireto, por meio de parcerias, segundo o presidente da TIM Fiber, Rogério Takayanagi. A operadora está em conversações com a SKY para oferecer pacotes de serviços até o final do primeiro semestre do ano que vem.


A TIM Fiber será fundamental para as metas do grupo nos próximos anos. Com 5.500 quilômetros de fibra óptica urbana da antiga AES Atimus, a TIM pretende ampliar para 14.000 quilômetros a rede da nova companhia até 2014. A expectativa é de que a nova empresa gere receita de R$ 1 bilhão, com base de um milhão de clientes, até 2016.

A companhia vai permitir à TIM economizar R$ 1 bilhão em investimentos ao longo dos próximos três anos. A infraestrutura possibilita ao grupo oferecer conexões de banda larga ao mercado residencial e corporativo. Outro objetivo é reforçar a estrutura de transmissão de sua rede de telefonia móvel.


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