A Positivo Informática somou 14% de participação de mercado (market share) em computadores pessoais (PCs) no Brasil, de acordo com informações da empresa referentes ao segundo trimestre de 2010. A participação em desktops (computadores de mesa) é de 16,2%, um aumento de 1,6 ponto porcentual ante o segundo trimestre de 2009. Em notebooks, a fatia alcança 11,3%.
Conforme os dados da pesquisa Brazil Quarterly PC Tracker 2Q 2010, da consultoria IDC, o mercado total inclui as vendas no chamado "mercado cinza", que atualmente responde por 26,8% das vendas no Brasil. Já no chamado mercado oficial, a participação da Positivo chegou a 19,1% no segundo trimestre - em desktops a fatia é de 29,6% e em notebooks, de 12,0%. No período, a companhia ocupou o nono lugar no ranking mundial de vendas de desktops.
No Brasil, a Positivo está na primeira posição em unidades de venda há 23 trimestres seguidos no varejo, conforme o comunicado. Neste segmento, a participação de mercado no segundo trimestre ficou em 21,9%. No mercado nacional de governo e educação, a carteira contratada da Positivo Informática para 2010 é de cerca de 350 mil unidades. Nesse segmento, a companhia afirma ter participação de 41,6%.
"A empresa vem mantendo sua liderança nesse mercado há 15 trimestres consecutivos, refletindo os grandes leilões realizados no País vencidos pela Positivo Informática nos últimos anos", informou a companhia em nota. No mercado corporativo, a Positivo somou participação de 1,6% no segundo trimestre, o que representa uma redução de 0,5 ponto porcentual em relação ao primeiro trimestre deste ano.