A Positivo Informática somou 14% de participação de mercado (market share) em computadores pessoais (PCs) no Brasil, de acordo com informações da empresa referentes ao segundo trimestre de 2010. A participação em desktops (computadores de mesa) é de 16,2%, um aumento de 1,6 ponto porcentual ante o segundo trimestre de 2009. Em notebooks, a fatia alcança 11,3%.
Conforme os dados da pesquisa Brazil Quarterly PC Tracker 2Q 2010, da consultoria IDC, o mercado total inclui as vendas no chamado "mercado cinza", que atualmente responde por 26,8% das vendas no Brasil. Já no chamado mercado oficial, a participação da Positivo chegou a 19,1% no segundo trimestre - em desktops a fatia é de 29,6% e em notebooks, de 12,0%. No período, a companhia ocupou o nono lugar no ranking mundial de vendas de desktops.
No Brasil, a Positivo está na primeira posição em unidades de venda há 23 trimestres seguidos no varejo, conforme o comunicado. Neste segmento, a participação de mercado no segundo trimestre ficou em 21,9%. No mercado nacional de governo e educação, a carteira contratada da Positivo Informática para 2010 é de cerca de 350 mil unidades. Nesse segmento, a companhia afirma ter participação de 41,6%.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
"A empresa vem mantendo sua liderança nesse mercado há 15 trimestres consecutivos, refletindo os grandes leilões realizados no País vencidos pela Positivo Informática nos últimos anos", informou a companhia em nota. No mercado corporativo, a Positivo somou participação de 1,6% no segundo trimestre, o que representa uma redução de 0,5 ponto porcentual em relação ao primeiro trimestre deste ano.