A Mercedes-Benz publicou, na noite de quarta-feira (03), um vídeo em sua página no YouTube para promover o lançamento do Classe A. O vídeo chamou a atenção do público ao reunir o funk Passinho do Volante (criado pelo grupo MC Federado e os Leleks na periferia carioca) ao Classe A, veículo de R$ 99,9 mil da marca de carros de luxo Mercedes-Benz. No vídeo, o carro faz manobras em um cenário futurista para demonstrar os dispositivos de segurança do Classe A.
A intenção de fazer barulho deu resultado. Foram cerca de 135 mil visualizações em menos de 24 horas. Com esse número, o volume de compartilhamentos e a mídia espontânea, a agência de publicidade responsável pela campanha considerou o vídeo um viral.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
O teor dos comentários e o empate no número de avaliações positivas e negativas do vídeo mostram que a opinião do público ficou dividida entre os que amaram e os que odiaram a associação do Classe A ao funk.
"A Mercedes sabia que essa peça da campanha seria polêmica e foi corajosa ao aprovar", diz Bruno D'Angelo, diretor de criação da agência de publicidade Adbat/Tesla, responsável pelo projeto de lançamento do Classe A. Segundo ele, o contraste do vídeo se relaciona com o momento vivido pelo Brasil, de ascensão das classes sociais.
Marcel Dellabarba, gerente de comunicação para imprensa da Mercedes-Benz, disse que a empresa esperava que o vídeo com a música com o refrão "Ah Lelek Lek Lek Lek" chocasse parte do público. "Mas todo viral é polêmico, e a ideia é essa. Mesmo quem não gostar do vídeo vai ficar curioso em relação ao carro", avalia. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.