Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nostalgia

Mercado de games traz de volta ícones históricos dos anos 90

Redação Bonde*
16 ago 2016 às 11:21
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os anos 90 voltaram. A época mais icônica da cultura gamer parece ser o tema que vai definir a indústria de videogames nos próximos anos. Quem foi criança ou adolescente durante naquela década conviveu com muitos ícones históricos dos videogames. Foi um tempo onde mais se difundiu o acesso a jogos no país, e quando nasceram ou se popularizaram algumas figuras que marcaram a cara dos jogos para sempre.

Aparentemente, quase vinte anos depois, esses mesmos ícones parecem estar voltando, e estão trazendo consoles com eles. A nostalgia é a regra do negócio no mundo dos jogos digitais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A jogada é inteligente. Apostar no sentimento da geração que cresceu com uma faceta de cultura que nem sempre pode aproveitar por serem crianças e não terem dinheiro. Hoje, essas crianças são adultos, financeiramente independentes e detentores do poder aquisitivo que está sendo contagiado pelo ressurgimento dos ícones de seu passado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Concorrente do Steam Deck

Fabricante do Mega Drive no Brasil, TecToy volta ao mercado de games com PC portátil

Imagem de destaque
Geração de melhores resultados

Cientistas de Oxford usam IA para identificar alucinações das próprias IAs

Imagem de destaque
Disputa por espaço

Busca com IA do Google, lançada nesta segunda-feira nos EUA, pode empobrecer a internet, dizem especialistas

Imagem de destaque
"Novos parceiros por toda a vida"

Inteligência artificial será uma nova espécie digital, diz chefe da Microsoft AI


Buscando o lucro do futuro e do presente, as desenvolvedoras estão olhando para o passado, e revivendo seus maiores acertos. Essa mensagem ficou clara durante diversos painéis da E3 2016. Novas versões de jogos antigos, e até consoles, ganharam destaque e estão chegando com tudo para mais uma vez tomar o mercado.

Publicidade


A Nintendo parece ser a cabeça, ou ao menos a mais ousada, das empresas a embarcarem nessa onda, trazendo de volta o NES, que vendeu mais de 60 milhões de unidades em sua época, em uma versão comemorativa, em miniatura, o NES Classic Edition.


O console estará disponível lá fora a partir de 11 de novembro e virá com jogos clássicos embutidos, como Super Mario Bros, 1.2 e 3, Final Fantasy e Pac-Man. Mas não é a toa que a empresa está na vanguarda desse movimento nostálgico.

Publicidade


Eles já deixaram claro que não pretendem competir na corrida dos gráficos, anos atrás. O resultado é que sempre vem inovando através de outros conceitos, como a jogabilidade que mudou o mundo quando o Wii foi lançado. Apesar da posição dianteira, a Nintendo não é a única.


O tão amado Crash Bandicoot deve retornar ao Playstation 4, com versões remasterizadas dos jogos antigos e possíveis jogos novos, além do clássico da Sega, Sonic, estar de volta às origens em um jogo de plataforma 2D.

Publicidade


No ano passado, a Microsoft já havia anunciado que o Xbox One seria compatível com jogos do, agora antigo e nostálgico, Xbox 360. E a própria Nintendo anunciou o remaster de Final Fantasy VII, tão amado pelos fãs noventistas.


Enquanto algumas empresas correm atrás da realidade virtual, uma grande fatia do mercado busca abraçar o passado. Pokemon Go está aí para mostrar o peso da nostalgia, literalmente parando cidades.

Publicidade


É interessante ficar de olho no mercado. Muitas ideias boas estão voltando à pauta, e o poder aquisitivo está nas mãos de uma geração que amou sua infância, de tal modo que a nostalgia é um dos pilares da cultura nerd e gamer da atualidade - e cada vez mais conquista o status da própria cultura pop. Bem vindo aos anos 90! De novo.


*Por João Mendes, diretor de operações da UZ Games.


Assista também:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade