O Google anunciou nesta quarta-feira (16) seu serviço de música digital. Como o Music Beta, seu predecessor, o Google Music permite armazenar na nuvem, gratuitamente, até 20 mil músicas, que podem ser ouvidas via internet. No Music Beta, os usuários gastaram em média 2h30 diárias ouvindo canções.
"O Google Music permite descobrir, comprar e compartilhar música de uma maneira nova, inovadora e personalizada", disse Jamie Rosenberg, diretor do Google de conteúdo digital para Android. "Outros serviços de nuvem acham que você deve pagar para ouvir as músicas que já tem. Nós, não."
Disponível inicialmente nos Estados Unidos, o Google Music vende canções e álbuns, por meio de uma loja de músicas no Android Market. Cada faixa custará a partir de US$ 0,99.
O serviço está disponível para celulares e tablets que rodam a versão 2.2 ou superior do sistema operacional Android. Além disso, o serviço é integrado ao Google+. Ao compartilhar uma música com um amigo na rede social, ele pode ouvi-la gratuitamente.
O Google Music aparece oito anos depois do lançamento do iTunes, serviço que fez da venda de músicas na internet um procedimento legal. "Eles estão entrando nesse mercado um pouco tarde, quando há grandes jogadores estabelecidos", disse à agência Bloomberg Ray Valdes, analista da consultoria Gartner . "Dá para dizer que é um mercado saturado." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.