Tecnologia

Google e LG lançam Nexus 4 no mercado brasileiro

28 mar 2013 às 10:44

O Google anunciou na quarta-feira (27), em São Paulo, a chegada do smartphone Nexus 4 ao mercado do Brasil. Resultado de uma parceria com a LG, que fabrica o aparelho em Taubaté (SP), o dispositivo é lançado num momento em que há uma dezena de celulares sofisticados à disposição do consumidor, que tem de se debruçar sobre diferenças milimétricas para ver o melhor custo-benefício.

O vice-presidente do Android, o brasileiro Hugo Barra, diz que o Nexus 4 é o melhor smartphone já criado pelo Google. "É o Android na sua mais pura forma", afirmou. Android é o sistema operacional para dispositivos móveis do Google que lidera o mercado de smartphones hoje. No mundo, 60 companhias embarcam os aparelhos com essa plataforma. Ela pode ser personalizada na fábrica, para acréscimo de algumas funções ou aplicativos, ou até mesmo nas operadoras.


O Nexus 4, teoricamente, fica fora dessas 'interferências'. Ele pretende ser o aparelho que oferece a experiência mais próxima ao que o Android é originalmente. Essa seria, para o Google, a arma para justificar a melhor integração com os serviços da empresa, como o Maps e o Gmail. O Android é, de longe, a plataforma mais bem-sucedida do mundo em número de adesões. Em cada dez celulares vendidos no mundo, seis são Androids, de acordo com dados de 2012 da consultoria Gartner.


Apenas no Brasil, eles responderam por 75% dos smartphones vendidos, de acordo com a Canalys. Isso fez o País ocupar a quinta posição no ranking mundial de ativações de Android. A expectativa é de que a plataforma mantenha essa liderança, ao lado de um iOS e um Windows Phone (plataformas da Apple e da Microsoft, respectivamente) mais fortes.

Mas, embora a liderança da plataforma seja pouco contestada, o mesmo não pode se dizer sobre smartphones. As fabricantes não têm passado um ano sem apresentar um novo aparelho. Neste primeiro trimestre, Samsung, Nokia, BlackBerry e Motorola apresentaram celulares sofisticados no País. Um tem a câmera superpoderosa, com lente Carl Zeiss, outro detecta o movimento dos olhos, outro até abre o olho de quem piscou na hora da foto. "Cada um tenta pôr uma coisinha a mais. É o fashion da semana, depois passa", diz Elia San Miguel, analista de mercado da Gartner. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.


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