Anunciada por vários organizadores e operadoras como diferencial durante a Copa do Mundo, a tecnologia 4G é apenas uma jogada de marketing na opinião de especialistas consultados pela BBC Brasil. De acordo com eles, a quarta geração de acesso à internet móvel está disponível apenas em 105 municípios, cobrindo apenas 37,2% da população do Brasil. Já o 3G atinge 90,8 % dos brasileiros. Os dados são da consultoria Teleco, de fevereiro deste ano.
Outra dificuldade é que os aparelhos habilitados para operar no 4G são caros e poucos países utilizam a mesma frequência que o Brasil adota no momento, a de 2,5 GHz.
Na opinião de Eduardo Tude, engenheiro de telecomunicação da Teleco, a jogada de marketing acontece porque o Brasil quer se apresentar como um país moderno. "Para as operadoras é um momento ímpar, ter os olhos do mundo todo voltados para cá, e dos brasileiros também, claro", disse ele à BBC.
Ele ainda diz que, na Europa, os países estão em fase de implantação do 4G e que poucos aparelhos são capazes de operar nesta tecnologia.
Nos estádios do Brasil, o 4G deve funcionar normalmente e oferecer conforto e rapidez para o usuário. Por outro lado, o 3G, acessível pela maioria da população, será como uma "classe econômica", superlotada. (Com informações do BBC Brasil).