Anunciada por vários organizadores e operadoras como diferencial durante a Copa do Mundo, a tecnologia 4G é apenas uma jogada de marketing na opinião de especialistas consultados pela BBC Brasil. De acordo com eles, a quarta geração de acesso à internet móvel está disponível apenas em 105 municípios, cobrindo apenas 37,2% da população do Brasil. Já o 3G atinge 90,8 % dos brasileiros. Os dados são da consultoria Teleco, de fevereiro deste ano.
Outra dificuldade é que os aparelhos habilitados para operar no 4G são caros e poucos países utilizam a mesma frequência que o Brasil adota no momento, a de 2,5 GHz.
Na opinião de Eduardo Tude, engenheiro de telecomunicação da Teleco, a jogada de marketing acontece porque o Brasil quer se apresentar como um país moderno. "Para as operadoras é um momento ímpar, ter os olhos do mundo todo voltados para cá, e dos brasileiros também, claro", disse ele à BBC.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
Ele ainda diz que, na Europa, os países estão em fase de implantação do 4G e que poucos aparelhos são capazes de operar nesta tecnologia.
Nos estádios do Brasil, o 4G deve funcionar normalmente e oferecer conforto e rapidez para o usuário. Por outro lado, o 3G, acessível pela maioria da população, será como uma "classe econômica", superlotada. (Com informações do BBC Brasil).