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Nova estratégia

Entre Google e Facebook, Yahoo procura espaço

Agência Estado
02 ago 2011 às 08:57

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- Reprodução/BBC
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Uma das marcas mais tradicionais da internet, o Yahoo pretende se concentrar nas áreas onde sempre atuou, como e-mail, buscas e notícias, aperfeiçoando cada uma delas, sem ambições de ser um integrante da "gangue dos quatro", como foi apelidado o grupo formado por Google, Apple, Amazon e Facebook entre os especialistas em tecnologia dos Estados Unidos.

A estratégia, segundo disse ao Estado Blake Irving, que há um ano assumiu o cargo de diretor de produtos do Yahoo, é "se consolidar como a maior empresa de mídia digital do mundo". "Nós usamos algoritmos, como o Google, e também editores, como a AOL, nos deixando em vantagem comparativa em relação aos dois", acrescentou o executivo, que esteve envolvido na criação do HotMail e do MSN nos seus 15 anos de Microsoft.

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O site buscará, por meio desta combinação, usar as vantagens das buscas à especialização de jornalistas para atrair leitores e anunciantes. "Também seguiremos criando conteúdo próprio com nossos repórteres", disse Irving, considerado um dos executivos mais disputados no mercado de internet dos Estados Unidos.

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Além da área de mídia, o Yahoo desenvolveu um novo sistema de e-mail com armazenamento ilimitado e funções novas que aumentaram a rapidez e facilitaram a interação com o Facebook e o Twitter. O mesmo se aplica para o buscador, com um foco especial no Search Direct. Ao ser perguntado como fazer para superar o Google nas buscas e competir contra o Gmail e o HotMail, ele disse contar "com o boca a boca", conforme já aconteceu com quase todas as iniciativas de sucesso na internet.

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Ele lembrou também que o e-mail do Google se fortaleceu entre os brasileiros graças à exigência, por um período, de o internauta possuir um endereço do Gmail para acessar o Orkut. Ainda poderoso nos EUA, o e-mail do Yahoo ocupa a terceira posição no Brasil e a página é a quinta mais visitada do País.


Através do novo e-mail do Yahoo, Irving espera entrar no mercado de redes sociais, mas não da mesma forma que o Facebook e o Twitter. "Acho que o futuro será das microrredes sociais. O Facebook funcionava melhor quando as pessoas tinham 150 amigos. Com mil, elas optam por não publicar nada. Era mais íntimo. Eu, por exemplo, não falarei que estou em Nova York porque há pessoas que talvez não queira encontrar", disse.

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Essa sua estratégia tem alguns pontos em comum com a do Google Plus, que vem conquistando mercado. A diferença é que o novo site de relacionamentos, em vez de criar uma microrrede social, optou por dar ferramentas para, dentro da mesma, o usuário criar círculos.


Mobilidade

O Yahoo também aumentará a sua presença nos celulares e tablets, mas sem a criação de plataformas, como o Android do Google e o iOS, da Apple. O foco será nos aplicativos. Já foram desenvolvidos mais de 18 para o iPhone. Na entrevista, Irving exibiu o LiveStand, maior aposta do Yahoo no iPad. É uma plataforma para publicações colocarem seu conteúdo nos tablets.


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