Conversar pelo WhatsApp se tornou algo tão corriqueiro que os consumidores querem usar a ferramenta até para se comunicar com as empresas. Isso é o que mostra pesquisa Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Mensageria Brasil, que revela que 74% dos usuários ativos mensais do WhatsApp querem falar com marcas e empresas pelo aplicativo. Desses, 70,3% querem receber promoções, 67,8% tirar dúvidas ou receber suporte e 66% desejam comprar produtos ou serviços pelo app de mensagens.
Para o estudo, foram entrevistados em julho 1.884 brasileiros que acessam a internet e possuem telefone celular. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas usam o WhatsApp no mundo, e mais de 100 milhões no Brasil.
Redes sociais, apps de bancos e de mensagens são ferramentas que não podem faltar no smartphone do brasileiro, de acordo com outras pesquisas realizadas pelo Opinion Box. "O WhatsApp virou uma ferramenta de necessidade no dia a dia das pessoas", comenta Felipe Schepers, COO da empresa de soluções digitais de pesquisas de mercado. Para ele, esse movimento está "abrindo portas" para que as empresas passem a usar mais a ferramenta como canal de comunicação com os clientes. "Ninguém mais está disposto a ficar esperando o atendimento telefônico. Já o WhatsApp está sempre on-line", continua Schepers.
No último dia 25 de agosto, o WhatsApp atualizou seus termos de serviço e suas políticas de privacidade para, entre outros motivos, testar maneiras de as pessoas poderem se comunicar com as empresas utilizando o app nos próximos meses. "Pessoas utilizam nosso app todos os dias para manter contato com seus familiares e amigos, e isso não vai mudar. Porém, como comunicamos no começo do ano, nós iremos explorar maneiras para facilitar a sua comunicação com as empresas de sua preferência, sem a exibição de anúncios ou spam", informou em seu blog a companhia que foi adquirida em 2014 pelo Facebook.
Entre as possibilidades citadas pela empresa, estão pedidos, transações, informações sobre consultas, alertas para entrega de pedidos, atualizações sobre produtos e serviços e marketing. Isso quer dizer que, pelo WhatsApp, o cliente poderá receber notificações sobre status de voo, recibo de compra, notificação de entrega que tenha sido feita ou ofertas de produtos, por exemplo.
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