Um total de 44% dos usuários de internet no Brasil têm o hábito de baixar músicas pela internet sem pagar.
O percentual, segundo informa pesquisa da IFPI – Federação Internacional da Indústria Fonográfica (em português) -, é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da Espanha, com 45%. Os cinco maiores mercados europeus somam 23%.
O levantamento diz ainda que o brasileiro entra na internet para baixar músicas sem pagar pelo menos uma vez ao mês.
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De modo geral, entre 2003 e 2010, estima-se que as vendas na indústria fonográfica tenham caído em torno de 77%, muito por conta da pirataria.
Por consequência as receitas de diversas turnês também caíram (12%), bem como houve queda no número de empregos gerados pelo setor: 17% entre 1999 e 2009 nos Estados Unidos; e 1,2 milhões de pessoas devem perder o trabalho na Europa até 2015.
Outros produtos
Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou aumento de consumo de produtos piratas. Um estudo realizado pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Ipsos, aponta que atualmente cerca de 70,2 milhões de brasileiros compram mercadorias falsificadas.
Entre os produtos falsificados mais consumidos, estão os CDs e DVDs, que figuram no ranking de produtos piratas mais comprados pelos brasileiros desde o início da pesquisa, em 2006.