Apesar do forte crescimento dos modelos LED, Plasma e LCD no mercado de televisores nacional, as TVs de tubo ainda são maioria no País.
Pesquisa com 7.200 pessoas feita pela empresa de pesquisa CVA Solutions revelou que 69% dos entrevistados nas cinco regiões do território brasileiro ainda possuem o padrão antigo em suas casas. Outros 31% tem aparelhos detentores de novas tecnologias, como os modelos LED, Plasma e LCD.
A pesquisa apontou que a Casas Bahia é o estabelecimento onde as pessoas mais compraram suas TVs, e detém 19% do total de vendas dos modelos com tubo e 14% das vendas dos aparelhos de alta tecnologia.
Leia mais:
Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos
Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente
Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%
Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2
Dentre as marcas analisadas na pesquisa, a mais comprada nos modelos de TV com tubo é a Philips, seguida por Semp Toshiba. A LG é a principal empresa entre as fabricantes de novos modelos, seguida pela Samsung.
O estudo colocou em xeque o "Valor Percebido", que envolve o custo-benefício das marcas de TV. As avaliações nesse quesito foram baseadas em custo de consumo de energia elétrica e manutenção, qualidade, tecnologia entre outros tópicos.
Entre os consumidores de TV com tubo, a marca com maior "Valor Percebido" foi a japonesa Semp Toshiba, seguida pela LG, Philips, Samsung e, por fim, a Sony.
Já para os consumidores das TVs de alto padrão tecnológico, a marca com maior índice aferido, na mesma base comparativa, foi a Sony, seguida por Samsung, Semp Toshiba, AOC e LG.
Fidelidade
A empresa ainda analisou qual marca tem consumidores mais fiéis no momento de recompra do aparelho. Sony, Semp Toshiba e Philips acumulam a maioria desses clientes nas TVs de tubo - atualmente esse grupo possui televisores destas marcas e optaram por elas para recompra futura.
Dentre os que possuem os novos padrões, a Sony, Semp Toshiba e Samsung tem os consumidores mais fiéis, que escolheriam a marca no momento da recompra.
Por outro lado, as marcas com maior força, ou seja, maior capacidade de atrair consumidores (atração menos rejeição) para quem tem TV com tubo são: Philips, Semp Toshiba, Sony, LG e Samsung.
Já para os novos modelos, os clientes mais fieis são os adeptos da Sony, LG, Samsung, Philips e Semp Toshiba.
O mercado de aparelhos de TV conquistou nota média de "Valor Percebido" de 8,21, a sexta posição dentre os 21 setores da economia analisados.
O melhor segmento analisado é o de Eletrodomésticos, com nota 9,28, e o pior é o de Planos de Saúde, com nota 6,27.
Foram mensurados os hábitos de consumo de pessoas de 18 a 65 anos, de diversas classes sociais, com renda familiar mensal de R$ 500 a R$ 12.700 ou mais.
Todas as regiões foram avaliadas. Dentro da Sudeste, os estados com destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.