Tirar tudo do lugar para poder organizar a bagunça que vai sendo acumulada com o tempo não é uma tarefa fácil. Exige paciência, agilidade e principalmente técnica. Se a sua casa está de pernas para o ar, a solução é contratar uma personal organizer que vai ajudar nesta árdua tarefa. Ela deixará tudo no lugar e dará dicas de como manter os ambientes em ordem.
O primeiro passo é abrir gavetas e portas dos armários, pegar as peças, avaliar se realmente são úteis e encaminhar para doação, conserto ou lixo. ''O descarte é praticamente inevitável. Nessa hora o cliente tem que definir o que realmente é importante, mas muitas pessoas têm dificuldade com isso'', conta a personal organizer Irene Cristina Loureiro, que desde 2007 ministra curso na área e em 2008 começou a oferecer o serviço residencial em Curitiba. ''Quanto maior for o espaço, mais ele será ocupado por coisas desnecessárias'', acrescenta. Durante a organização, a profissional orienta o que deve ser jogado fora, mas a decisão final é sempre do cliente.
A personal Nadir Terezinha Silveira, de Londrina, ensina que há uma maneira correta de organizar todos os ambientes e móveis. ''Não basta somente arrumar, a organização exige metodologia de acordo com as necessidades do cliente'', afirma. Ao colocar ordem é importante pensar na praticidade do dia a dia, por isso no armário do banheiro, por exemplo, objetos maiores ficam atrás dos menores e os repetidos em fileiras.
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As cestinhas são ótimas para ajudar a manter a organização nesses ambientes. Elas também podem acomodar alimentos na dispensa (como farinhas e fubá na mesma cesta) e também ao servir os temperos à mesa (vinagre, óleo, azeite, sal). No caso das roupas, além de dobrá-las da maneira correta a fim de ocupar menos espaço e auxiliar no cotidiano, Nadir oferece um molde de papel visando auxiliar na continuidade da organização.
Os encargos desse trabalho podem ser cobrados por hora, cômodo ou projeto, que é o mais utilizado e custa a partir de R$ 100. ''Tudo depende da bagunça'', explica a personal. Previamente é realizada uma visita para conhecer o cotidiano e as necessidades do cliente pois ''o tamanho do espaço não determina o seu grau de complexidade''.
Outra dica é como guardar os acessórios. Para os acessórios, Nadir sugere caixas com divisões de tamanhos diferentes para facilitar na distribuição das peças de acordo com o tamanho de cada uma. Ainda há a possibilidade de manter as bijus dentro das próprias caixas, acrescentando apenas uma etiqueta para identificação.
Na Capital, segundo Irene, os documentos residenciais ainda não perderam seu lugar no ranking dos itens que mais ocupam volume e espaço. ''A procura é grande e os home offices acabam se transformando em quarto de bagunça porque tudo que sobra as pessoas vão jogando lá'', observa. ''Em todos os ambientes, a organização é fundamental para auxiliar no bem estar e praticidade ao manusear os objetos''.
Satisfação com o resultado
Por conta da correria diária, a advogada Renata Fornaciari Martins Binotti não tem tempo de organizar o seu apartamento. Há cerca de três meses resolveu contratar os serviços de uma personal organizer para ''por ordem na casa'' e ficou muito satisfeita com o resultado. ''Consegui conservar quase tudo arrumado, exceto o guarda-roupa porque tenho mais peças do que espaço'', conta.
A organização da casa de Renata demandou quatro dias de trabalho, mas ''valeu a pena porque a personal deu um jeito em todos os cômodos e móveis, deixando tudo da maneira mais prática para usar no dia a dia''. O serviço custou aproximadamente R$ 60 ao dia incluindo arrumação de roupas pessoais, de cama, mesa e banho, armários de banheiro e cozinha e tudo mais que precisava de um toque profissional. ''Como meu apartamento tem muita umidade, ela colocou até sachês de giz nos guarda-roupas'', conta.
A advogada diz que em breve vai reformar o seu apartamento, trocar alguns móveis e pretende chamar a profissional novamente para remanejar as peças. ''Prefiro pagar e ter um bom resultado a perder o tempo que tenho para descansar e não fazer um trabalho de qualidade por desconhecer as técnicas para a organização'', acrescenta. ''É um trabalho muito eficiente'', afirma.
Serviço
Nadir Silveira: (43) 3323-3812 e (43) 9982-9960
Irene Cristina Loureiro e Cristiane Amatuzzi Rebello: (41) 3027-1540, (41) 9995-3292, (41) 9175-9185.
Endereços eletrônicos: contato @benfatto.organiza.com e www.benfattoorganiza.com.br. A empresa também oferece cursos de organização para usos pessoal ou