Maquiagem não é mais sinônimo de apenas colorir os lábios ou aparecer com um tom diferente de sombra. Marcas nacionais começaram a investir em produtos mais sofisticados que tratam a pele para competir com os importados. O Boticário e a Natura lançaram, respectivamente, a Make B. - com cristal swarovski nos estojos dos produtos - e a Una.
A linha do Boticário contou com dois anos de pesquisa nos mercados nacional e internacional e recebeu investimentos de mais de R$ 20 milhões. Os novos produtos trazem tecnologia de alta definição. A maquiagem é enriquecida com vitaminas, antioxidantes e agentes que hidratam, protegem e cuidam da pele. ''Possui ativos que não obstruem os poros, previnem o envelhecimento precoce e são oil free. Com isso, cuidam da pele'', explicou a gerente executiva de mercado e consumidor da marca, Tatiana Ponce. ''Hoje uma linha precisa hidratrar, proteger, disfarçar e deixar bonita. Não é somente o aspecto da beleza que importa'', disse. A linha é formada por 136 itens incluindo o Crystal Essence, um perfume feminino que vem acompanhado de um colar com um pingente de cristal swarovski.
Uma das novidades é o primer facial para ser aplicado antes da maquiagem, como forma de preparação da pele. Ajuda no deslizamento e aplicação de produtos como base e pó, além de fixar melhor a maquiagem. A fórmula é incolor.
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Para a próxima estação, as tendências são os tons de marrom, cinza, azul, verde claro, roxo, fúcsia e rosa. O consultor da marca, Fernando Torquatto, explica que o look da estação será o ''rosto de boneca''. ''Marrons esfumados, tons de ameixa e lábios vermelhos, que são tons usuais do outono, vêm com uma aparência mais jovem e romântica. Cores pastéis quentes adornam os olhos, lábios e rosto'', disse o maquiador. Segundo ele, a pele do rosto deve estar impecável, o que fará olhos e lábios se sobressaírem. As maçãs do rosto podem ser destacadas com tons de rosa e pêssego.
A dentista Aline Nogueira prefere as marcas nacionais mais sofisticadas como uma alternativa para quem acredita que os importados são caros. Ela costuma usar mais rímel, batom, blush e base. ''Gosto da qualidade desses produtos'', disse. Ela costuma renovar a linha de maquiagem uma vez por ano.
Biodiversidade do País é principal matéria-prima
A Natura também lançou produtos de maquiagem diferenciados e sofisticados dentro da linha Una que têm o objetivo de tratar a pele. Os itens têm tecnologia antissinais e ativos vegetais renováveis da biodiversidade brasileira. Os produtos tiveram três anos de pesquisa e são fabricados com ingredientes vegetais de baixo impacto ambiental.
''Pesquisamos diversas plantas e fizemos inúmeros testes para chegar ao resultado do sistema potencializador'', explicou a gerente de desenvolvimento de produtos da marca, Luciana Villa Nova. O sistema combina modificadores de sensorial, ingredientes vegetais, pigmentos tratados e prevenção.
Um dos componentes que fazem parte da composição dos produtos é o Elastinol+R, ativo que estimula a produção de colágeno e elastina e promove a renovação celular.
Uma inovação da marca é o produto pré-maquiagem que prepara e hidrata a pele, reduz o brilho excessivo e prolonga o efeito da maquiagem. Ainda minimiza a aparência de poros, rugas e linhas de expressão. Forma um filme invisível que deixa a pele uniforme.
A diretora de unidade de negócios da marca, Mônica Gregori, disse que o desenvolvimento da linha teve dois desafios. Um deles foi trazer uma proposta de qualidade comparada a grandes marcas internacionais. Até o som do click do batom fechando passou por vários testes. ''A ideia era ter uma embalagem com um pouco de glamour e até lúdica'', disse.
Aparência preocupa homens e mulheres
O brasileiro está investindo mais em produtos de qualidade para melhorar a aparência. Tem aumentado a preocupação de mulheres e homens com a qualidade dos produtos de higiene pessoal, como creme para o corpo, para pentear os cabelos, hidratante, produtos para limpeza do rosto e creme para as mãos.
De acordo com uma pesquisa recente do Ibope, para 75% dos entrevistados gastar um pouco mais com a qualidade destes produtos é válido e, para muitos, gastar pelo menos 10% da renda mensal com a aparência é normal.
O levantamento mostrou que a adoção da maquiagem está se intensificando entre as classes, com crescimento proporcionalmente maior entre as mulheres da classe C.
O Caderno de Tendências da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostra que o Brasil está no terceiro lugar no mundo na área de maquiagem. A participação do País é de 5,1% no contexto mundial com movimentação anual de US$ 2,17 bilhões.
Na mesma publicação que traz a Pesquisa Multi VI é possível verificar que alguns itens se destacaram em 2009 como blush e esmaltes para unhas, muito por reflexo da moda, da mídia e do aprimoramento das empresas nacionais, que nada ficam devendo às melhores grifes internacionais.
Segundo levantamento da Abihpec, em 2009 foram vendidas no Brasil 141,8 milhões de unidades de maquiagem para boca, 48,3 milhões para rosto e 82,5 milhões para olhos. Em valor financeiro, foram comercializados R$ 553,6 milhões em maquiagem para boca, R$ 391,5 milhões para rosto e R$ 442,1 milhões para olhos.