Enquanto as crianças e adolescentes descansam durante as férias escolares, os pais recebem uma importante incumbência para garantir o bom andamento do próximo ano letivo de seus filhos: providenciar os materiais. Com a lista em mãos, é hora de partir para a procura dos itens solicitados, sem esquecer de verificar quais objetos do ano anterior podem ser reutilizados. O receio de todos os pais na hora das compras é com relação ao valor final. Mas, de acordo com Ovanes Gava, um dos diretores do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), os pais vão se surpreender com os preços praticados este ano. ''Os itens básicos como lápis, borracha, cola, entre outros, apresentaram declínio de preço em torno de 3% a 5%, comparado ao ano passado'', alega. Aliado à lei da concorrência, Ovanes afirma que a economia já é percebida na hora das compras.
Mas para quem gosta de itens com estampas dos ícones da moda, a notícia não é taão boa: esses produtos registram acrescimento de 5% a 10% . ''Estávamos na expectativa para a sanção de uma portaria federal que isentaria os impostos dos itens escolares, mas infelizmente isso não aconteceu. Caso tivesse sido sancionada, a redução no valor chegaria a 20%, mas ainda estamos pagando integralmente o ICMS e IPI dos produtos'', declara Ovanes.
O diretor do Sincoval informa que está em fase final a negociação com o sindicato dos trabalhadores no comércio para determinar horário ampliado de funcionamento para as papelarias e livrarias da cidade durante o mês de janeiro. Caso seja aprovado, o horário de fechamento passará para 19hs de segunda a sexta e até às 17hs nos dois últimos sábados do mês. ''Pois os dois primeiros sábados já abrem em horário estendido'', alega.
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Ovanes Gava atua há quase 30 anos no ramo de papelaria. À frente da Artpel Papelaria, o empresário busca soluções inovadoras para vencer a concorrência e satisfazer os clientes. ''Fomos os pioneiros na entrega em domicílio ou na escola dos materiais. Percebemos que os clientes achavam mais fácil fazer os pedidos por telefone, portanto acrescentamos o serviço de entrega sem cobrar custo adicional dentro de Londrina'', explica. Ainda é possível levar o material encapado, etiquetado e com a foto da criança. ''Não cobramos a mão de obra'', acrescenta. O pagamento pode ser feito em até seis vezes.
Diariamente, cerca de 100 pessoas são atendidas na papelaria nesta época do ano. Uma dica do proprietário para facilitar as compras é não deixar para a última hora. ''Assim evitam-se aglomerações'', comenta Ovanes.
As datas de retorno às aulas já foram estabelecidas e o ensino fundamental retorna no próximo dia 27, as particulares no dia 1º de fevereiro e as estaduais no dia 8 de fevereiro.
Negociação reduz custos da lista
Para a bancária Solange Nunes a lista dos materiais escolares é uma preocupação em dose dupla. Mãe da adolescente Amanda, 14 e do pequeno Daniel, de apenas 3 anos, Solange precisa planejar bem as compras para não ter gastos abusivos. ‘Mesmo o Daniel sendo pequeno, sua escola já solicita material’, comenta.
Uma forma encontrada pela bancária para não perder tempo fazendo pessoalmente a pesquisa de preço é encaminhar as listas de materiais para quatro papelarias diferentes e solicitar um orçamento prévio. ‘Todo ano cotamos os preços em papelarias para avaliar em qual faremos a compra’, explica.
Após a escolha do local, Solange tem à frente uma tarefa que coloca em prática com seus filhos desde pequenos: a negociação. ‘Avaliamos quais itens do ano passado podem continuar sendo utilizados, como estojos ou mesmo as mochilas. Diante da economia que obteremos, é possível incluir na compra materiais que eles acham mais interessantes, como cadernos com capas diferentes e que acabam sendo mais caros por serem ícones da moda. Mas sempre ressaltamos a importância do custo-benefício’, evidencia.
Outra estratégia adotada por Solange é a de esperar passar esta época de volta às aulas para poder efetuar a troca de itens como a mochila, por exemplo. ‘Por conta da demanda, é natural que os preços sejam mais altos nesta época do ano. Por isso, conversamos com eles para que esperem um momento mais propício para adquirir um novo artigo’, aconselha.
Diferenciais para atrair clientes
A empresária Kátia Santos tem registrado aumento no movimento desde o mês de outubro do ano passado. ‘Os pais estão mais adiantados na aquisição dos materiais’, declara. No entanto, é exatamente neste mês que o movimento triplica, afirma Kátia.
Para facilitar a vida dos clientes da Papelaria Moderna, Kátia também oferece o serviço de encapar e etiquetar o material gratuitamente. ‘O único gasto é com o tipo de material com que o cliente vai querer que seja encapado’, orienta. Ela também providencia sem custos caixas de sapato ou de camisa quando são incluídas na lista. Outro diferencial criado são as sacolas de entrega dos produtos. ‘Não são sacolas plásticas, são sacolas especiais que acomodam perfeitamente os materiais para que eles cheguem intactos e bem arrumados ao destino final’, explica. Na hora de acertar a conta, a proprietária faz questão de negociar pessoalmente a melhor forma oferecida para cada cliente. ‘Avaliamos a necessidade de cada um e propomos uma maneira que satisfaça a ambos’, evidencia.
Pelo segundo ano consecutivo a Papelaria Londrina está oferecendo aos seus clientes um aparelho de celular nas compras acima de R$ 60. Conforme explica a proprietária Sílvia Regina Gazda, graças à parceria com uma operadora de telefonia celular foi possível estender esse benefício aos clientes em plena época de volta às aulas. ‘A promoção tem chamado bastante a atenção dos clientes, principalmente dos jovens que adoram o aparelho. Ele possui câmera fotográfica e rádio. Além disso, o plano permite aos pais ter total controle sobre os gastos dos filhos’, explica Sílvia.
A empresária acredita que é preciso oferecer vantagens adicionais para conquistar clientes pois os preços por si só acabam não sendo tão diferenciados entre os concorrentes. ‘Você encontra diferença de preço, mas em proporções quase insignificantes, nada tão exorbitante entre uma papelaria e outra’, comenta. Para facilitar o pagamento, é possível dividir em até seis vezes no carnê.
O proprietário da Papelaria Contpel Frederico Guilherme Flauzino aposta nas promoções para atrair a clientela. Boa parte de suas vendas são efetuadas por pessoas que chegam até o estabelecimento por indicação de clientes costumeiros. ‘Somos conhecidos por trabalhar com preços bastante acessíveis’, afirma. Apesar de oferecer grande variedade de produtos, Frederico se dispõe a providenciar algum item que não disponha em estoque para que o cliente leve todos os materiais que constam da lista. ‘Não medimos esforços para atender bem ao cliente’, reforça.
Já a Papelaria Dinamus procura atrair clientes colocando itens essenciais como caderno e papel sulfite a preços promocionais. Mas a vantagem pode ser usufruída por aqueles que efetuam o pagamento à vista. ‘É uma forma de beneficiar quem paga à vista’, esclarece a gerente Rebeca Loureiro. Mas quem precisa de um prazo maior para o pagamento, é possível parcelar a compra em até 10 vezes no cartão de crédito.