O Índice de Preços ao Consumidor de Curitiba (IPC) para famílias que recebem de 1 a 40 salários mínimos variou 0,82% em agosto, de acordo com levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No ano, a variação acumulada ficou em 3,55%.
O grupo que exerceu maior pressão sobre o resultado final foi Habitação, que subiu 2,48% ante a alta de 0,99% ocorrida em julho. O comportamento identificado em agosto veio, principalmente, do aumento no preço da energia elétrica residencial que refletiu em variação de 7,95%, resultando no item com maior influência no IPC. Destacam-se também os aumentos em condomínio 2,66% e aluguel residencial 0,69%.
O grupo Alimentos e Bebidas variou 0,79%, foram 0,44 pontos percentuais superior a julho, que apresentou taxa de 0,36%, devido, especialmente, ao leite pasteurizado integral e ao pão francês, que subiram, em média, 4,95% e 3,70%. Em direção contrária, aparecem as quedas de cebola (-23,97%), linguiça (-10,80%) e batata-inglesa (-12,14%).
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Transporte – O grupo Transporte oscilou 0,40%, inferior ao 0,56% constatado no mês passado. O item com maior participação foi automóvel de passeio nacional usado, com aumento de 1,30% nos preços. Já, com queda, destaca-se o item passagens aérea, com redução de 7,63%.
Saúde e Cuidados Pessoais apresentou alta de 0,88%, mostrando importante aceleração em relação ao mês anterior (-0,74%). Essa reversão se deve à retirada de preços promocionais em alguns medicamentos. Os itens que mais contribuíram foram: medicamento antigripal e antitussígeno (10,06%), creme de pele e bronzeador (3,17%), remédio para problemas de estômago (10,03%) e remédio para o sistema nervoso (3,13%).
Pessoais – O grupo Despesas Pessoais teve aumento de 1,04% patamar inferior ao do mês de julho que foi de 1,45%. As principais contribuições vieram dos aumentos de 4,25% em pacotes turísticos nacionais e de 2,33% em serviços de cabelereiro.
Artigos de Residência, com 0,85% de variação, apresentou significativa aceleração em relação a julho cujo índice havia sido -0,52%. Contribuíram para esse comportamento as altas de 5,37% nos preços de cama para quarto de adulto e de 4,01% em conjunto estofado.
Queda – Com variação de -0,39%, Vestuário foi o único grupo que, na média, apresentou queda nos preços, mesmo assim inferior à constatada em (-2,94%). Os itens que mais influenciaram no resultado de agosto foram as quedas de preços em terno (-5,70%), sapato e bota femininos (-2,63%) e agasalho infantil (-20,90%) e altas de preços em lingerie (6,91%) e blusa e camisa femininas (2,56%).
O grupo Comunicação variou 0,47%, aceleração significativa frente a taxa apresentada em julho (0,15%). Como relevante contribuição no mês de agosto, está a alta de 9,38% em aparelho de telefone celular.
De forma semelhante, o grupo Educação teve seus preços majorados em 0,37%, mostrando incremento em relação a julho, quando variou 0,11%. Esse resultado ocorreu em função de aumentos nos preços de artigos de papelaria (7,65%) e caderno (6,51%).