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Diversificando

Indústria de cosméticos se volta para o público negro

Eli Araújo / Equipe Folha
31 dez 1969 às 21:33

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O cabelo e a pele negra têm textura e características diferentes - Olga Leiria/Folha de Londrina
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Pele negra e cabelos crespos estão ganhando a atenção da indústria de cosméticos e a produção de produtos específicos às suas necessidades. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor registra um crescimento médio anual em torno de 10% nos últimos 13 anos. Apesar da diversidade de produtos, como hidratantes, shampoos e maquiagens, que começa a ocupar espaço nas prateleiras, a entidade não dispõe de dados específicos sobre a qualidade ou quantidade do que é ofertado.

As irmãs e modelos Karina e Christiane Quintiliano são consumidoras assíduas de cosméticos para mulheres de pele negra. Elas reclamam, entretanto, que além da pequena variedade e de poucos pontos de venda, tais produtos custam bem mais que similares. ''A gente tem que sair garimpando e só encontra nas grandes lojas de cosméticos ou casas de produtos importados'', afirma Christiane. Segundo ela, o preço de uma base pode chegar a R$ 160,00.

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Karina afirma que há muita diferença entre os cosméticos específicos para todos os tipos de pele. Por isso, o uso é inevitável, apesar do preço. Christiane acrescenta que é preferível não usar certos produtos porque o resultado não seria satisfatório. ''A pele negra tem uma textura diferente, da mesma forma que o cabelo dá um pouco mais de trabalho para ficar macio e chegar ao penteado correto''.

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As duas irmãs são solicitadas com frequência para participar de desfiles ou de produções para revistas e precisam levar seus próprios cosméticos. ''Se os maquiadores tentam encaixar alguma coisa que não é adequada à nossa pele, causa um efeito contrário; e o que era para ficar bom, fica ruim'', diz Christiane. Karina argumenta que os maquiadores não têm esses produtos porque em um universo de 500 modelos apenas três ou quatro são negras.

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Na opinião de Christiane, o fator custo dificulta o acesso a esses produtos. ''Se a gente for discutir, cai na questão social, de poder aquisitivo mesmo. Tem muita mulher negra bonita, que é vaidosa, mas não tem oportunidade de se cuidar ou condições de adquirir esses produtos'', diz.


Para ela, a indústria brasileira deveria olhar com mais carinho para este segmento, assim como acontece em outros países. ''Tenho uma amiga que mora na Inglaterra e ela diz que lá é comum os produtos específicos para a pele negra. E aí fico pensando porque isso não acontece aqui?''

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As irmãs dizem que não existe apenas a falta de produtos, mas também de profissionais de beleza especializados na linha afro. Por isso, quase toda a produção de ambas é feita em casa mesmo, com a ajuda da mãe, dona Arinda Luiza. De acordo com Karina, dependendo o tipo de tratamento no cabelo, o custo pode ser de R$ 300,00. Só em cosméticos elas gastam cerca de R$ 500,00 por mês.


Loja oferece curso vip para clientes


A empresária Márcia Pigozzo adotou uma fórmula simples para resolver os problemas das clientes que ficam em dúvida sobre o resultado de determinados produtos na hora de comprar cosméticos. Ela criou uma espécie de curso vip, com 40 minutos de duração, no qual as pessoas são atendidas individualmente, recebem instruções sobre a forma de uso e uma maquiadora faz demonstrações personalizadas. ''A pessoa fica mais à vontade para escolher, provando o que fica melhor em sua pele, quais são os contornos, o que pode realçar e o que pode esconder''. Márcia afirma que estes cuidados são necessários porque os tons de pele variam muito de pessoa para pessoa, independente da etnia.

A lojista trabalha com produtos nacionais e importados segmentados para pessoas de pele negra e diz que não há diferença de preços. Segundo ela, a linha de produtos para negros representa cerca de 10% do que a loja tem disponível e o mercado vem crescendo de forma significativa. Entre os produtos mais procurados estão shampoos para cabelos cacheados ou muito cacheados, condicionadores, umidificador de cabelos, filtro solar 15, base, pó compacto, pó compacto com filtro solar fator 50 e uma linha importada de blush, alguns com pontos luminosos.


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