A pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para avaliar o comportamento dos bancos na hora de o cliente abrir uma conta corrente encontrou problemas que vão além do oferecimento de pacotes de tarifas inadequados.
O instituto também identificou falhas na documentação dada aos novos correntistas, na visualização de tabelas e até mesmo na sinalização do balcão da agência onde se pode abrir uma conta.
Para evitar dissabores, o Idec faz uma série de recomendações aos cidadãos que pretendem abrir uma conta. Entre elas, que o consumidor, antes de ir ao banco, avalie seu perfil para identificar o número de transações que precisará por mês; pesquise nos sites os pacotes de tarifas oferecidos; informe-se sobre os custos das operações de crédito. Em geral, lembra o Idec, taxas de juros nas modalidades cheque especial e cartão de crédito são altíssimas.
Leia mais:
Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos
Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente
Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%
Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2
Alguns dos maiores bancos de varejo do País 'empurram' para os clientes pacotes de tarifas mais caros do que o perfil do correntista sugere. É o que revela uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), obtida com exclusividade pelo 'Estado'.
No caso do Santander, por exemplo, essa disparidade significou um acréscimo de 69% no pacote (R$ 33,60, ante R$ 19,90). No HSBC, o plano contratado custou 53% a mais do que o indicado para o perfil do cliente (R$ 37,50 em vez de R$ 24,50).
No início de dezembro de 2011, seis pesquisadores do Idec foram a agências dos maiores bancos de varejo do País - Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e HSBC - para abrir contas correntes. Todos foram orientados a descrever para o funcionário um perfil que se adequasse a pacotes com valores entre os mais baixos de cada instituição.
"Repetimos uma pesquisa que já havíamos feito em 2008, logo após o Banco Central implementar a nova regulamentação para o tema, e a conclusão é que não houve melhora de lá para cá", afirmou a gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais. Ela observa que mesmo os bancos que acabaram oferecendo o custo-benefício adequado para o cliente relutaram em fazê-lo. "Em geral, eles não dão a melhor opção ao consumidor."
Encaixam-se nesse caso descrito pela advogada o Itaú e a Caixa. Em ambos, o pesquisador do instituto conseguiu 'comprar' o pacote oferecido, mas só depois de muita negociação. Na Caixa, o pesquisador ficou com o plano Caixa Fácil, que custa R$ 9,80 por mês. No Itaú, foi escolhido o Maxi Conta Itaú Econômica, ao custo mensal de R$ 11,80.
Apenas dois bancos apontaram de imediato planos mais adequados ao perfil do cliente: Banco do Brasil e Bradesco. No primeiro, o pacote buscado pelo pesquisador era até mais caro do que o sugerido pelo banco - R$ 19,70 em vez de R$ 27,90. No segundo, o plano 'vendido' custa R$ 19,55, abaixo dos R$ 22,40 do plano que o pesquisador procurava.
Falhas
Na avaliação do Idec, o problema mais grave foi o do Santander. "O atendente do banco disse que o cliente (pesquisador) não podia contratar o pacote que queria porque tinha uma renda muito alta para aquele plano", comentou Maria Elisa. "Mas isso não está em nenhuma regulamentação do Banco Central."
Em nota, o Santander afirma que "o caso apontado é pontual e não traduz a realidade". O banco diz ainda que "preza pela qualidade de seus serviços e produtos e o respeito ao consumidor, e desenvolve permanentemente programa de comunicação e treinamento dos seus colaboradores em relação às práticas 'consumeiristas'".
No HSBC, o sistema tecnológico enquadrou automaticamente o pesquisador do Idec em um pacote mais caro do que o sugerido. Segundo o relato do instituto, o funcionário chegou a dizer ao pesquisador que daria um "jeitinho". Informou que, após a contratação, alteraria para um plano mais barato, o que não ocorreu até o momento.
Também em nota, o HSBC informa que "orienta seus gerentes a apresentar ao cliente a relação de pacotes de serviços disponíveis, inclusive a opção pelos serviços essenciais, livres de tarifação". Ainda segundo o banco, "uma oferta que eventualmente não esteja enquadrada no perfil do cliente pode ocorrer em razão de falha pontual".